eHang promete grande alcance com novo táxi aéreo autônomo

Tempo de leitura 7 minutos | Ver versão limpa

O fabricante de eVTOL mais proeminente da China anunciou uma nova aeronave de longo alcance de “levantamento e cruzeiro” para viagens entre cidades. O táxi aéreo autônomo EHang VT-30 tem capacidade para dois passageiros e velocidades de até 300 km/h com controle totalmente autônomo.

A eHang vem voando com equipamentos que usam designs de multicópteros mais simples há vários anos. A experiência deu a eles confiança em colocar pessoas neles. O fundador da EHang, Hu Huazhi, voou para trabalhar em um EH116 em 2019. Ainda como experiência, a empresa chegou a realizar para o público alguns voos panorâmicos no EH216 em cidades de toda a China, incluindo áreas populosas.

A abordagem de mobilidade aérea autônoma da China é diferente da adotada de Estados Unidos e Europa. Nenhuma das aeronaves da eHang faz provisões para um piloto, então a empresa trabalha com acelerar a certificação de aeronaves de passageiros autônomas. Isso é algo que a maioria das empresas europeias e americanas vêem como um desafio de cinco a dez anos.

Táxis aéreos autônomos têm potencial de transformar a mobilidade

“A aviação não tripulada é parte integrante da construção da aviação civil inteligente e pode se tornar a principal forma de transporte no futuro”, disse Shijun Yin, engenheiro-chefe da Autoridade de Aviação Civil da China (CAAC). No começo do mês, o órgão de regulamentação e a empresa tiveram uma reunião com o objetivo de avançar oficialmente no processo de certificação do EH216.

Coisas interessantes. De qualquer forma, os designs de multicópteros da EHang podem ser simplistas e, portanto, potencialmente mais fáceis de passar por um processo de certificação. Mas como todos os designs de multicópteros, eles não podem ir muito rápido ou voar muito longe com a carga da bateria. O EH216 de dois lugares atinge o máximo a 130 km/h e com sua carga útil máxima de 220 kg a bordo, seu alcance é severamente limitado a 35 km. Ele precisará ficar em um carregador entre os voos que cruzam a cidade.

Veículos aéreos para distâncias maiores

Viagens mais longas exigem táxis aéreos autônomos com asas para um voo eficiente, e a eHang vem falando há algum tempo sobre a adição de uma aeronave de longo alcance ao seu portfólio. 

Com oito hélices bem equilibradas em torno de uma pequena cabine em forma de lágrima e uma única hélice atrás dela. Uma asa larga fornece sustentação para um vôo para a frente eficiente. Além disso, graças a um conjunto de trem de pouso com rodas, o VT-30 será capaz de decolar e pousar nas pistas onde estão disponíveis, bem como em helipontos onde não estão.

A eHang diz que seu táxi aéreo autônomo vai viajar até 300 km com uma única carga de sua bateria ainda não especificada, permitindo tempos de vôo de até 100 minutos. Esses são números muito impressionantes para o setor, mas presumimos que eles só podem ser alcançados com decolagem e pouso em pista convencional, e que as operações de VTOL que consomem muita energia reduzirão esse alcance consideravelmente. Embora nenhuma velocidade máxima ou de cruzeiro tenha sido anunciada, você pode esperar que seja significativamente mais rápido do que o EH216 e, possivelmente, capaz de atingir velocidades em torno de 200 km/h.

Outros táxis aéreos autônomos são desenvolvidos no mundo

Comparado com o Voloconnect de levantamento e cruzeiro recentemente lançado pela Volocopter, a abordagem diferente do VT-30 é muito clara. Onde a maioria dos principais competidores deste mercadoestá trabalhando em táxis aéreos autônomos de quatro, cinco ou até sete lugares, o veículo de dois lugares da eHang parece minúsculo e leve, mais próximo de algo como o Cora de Wisk.

A comparação Wisk é particularmente relevante, já que o Cora também é totalmente autônomo. Livrar-se do peso considerável de um piloto e de assentos extras de passageiro definitivamente ajudará a reduzir o alcance útil de uma bateria.

EHang diz que o VT-30 é “voltado para viagens intermunicipais entre aglomerados de cidades (como Guangdong-Hong Kong-Área da Grande Baía de Macau, Delta do Rio Yangtze, Bohai Rim, etc.)”. Já está prototipado em escala real, e a empresa diz que já voou em testes de decolagem e pouso vertical, com muito mais testes a serem feitos nos próximos anos.

“Nosso AAV EH216 para passageiros já está totalmente equipado para viajar nas cidades com sua estrutura leve e aerodinâmica. O lançamento do VT-30 fornece um complemento poderoso para a rede de tráfego aéreo interurbano atendendo às necessidades de cobertura de distâncias mais longas”, declarou Huazhi Hu, fundador, presidente e CEO da EHang”.

No futuro, essas duas séries de produtos serão usadas como desenvolvimento central para uma estratégia de operações orientada a serviços para melhorar a segurança, durabilidade e capacidade de transporte de passageiros e bens. “Trabalharemos continuamente para obter a certificação regulatória para nossos vários produtos AAV, incluindo o VT-30, e fornecer serviços operacionais de mobilidade aérea urbana mais conveniente e eficiente.” Em breve, devemos começar a ter os táxis aéreos autônomos operando pelos céus das grandes cidades do mundo.