Caminhão elétrico da Volkswagen começa a circular ainda em 2021

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Cem unidades do caminhão elétrico totalmente desenvolvido no Brasil vão começar a entregar bebidas em São Paulo e Rio de Janeiro ainda este ano. Foram dois anos de testes para desenvolver a tecnologia pioneira na América Latina até que Ambev e Volkswagen chegassem ao modelo do e-Dellivery.

Estes primeiros a usar energia totalmente limpa fazem parte de um acordo de renovação de frota que prevê 1.600 caminhões elétricos até 2023, uma das maiores frotas do tipo no mundo. A estratégia está em linha com o que os especialistas veem como tendência para a mobilidade do futuro.

e-Delivery reduz pegada de carbono da logística urbana

O protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico movido a energia limpa da América Latina apresentou excelentes resultados após rodar 30 mil quilômetros em testes de engenharia e em condições reais de operação na cidade de São Paulo.

Nesse período, mais de 22 toneladas CO² deixaram de ser emitidas e 6,5 mil litros de diesel foram economizados. Agora, o e-Delivery começará a ser produzido em grande escala no Centro de Desenvolvimento e Produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ).

Caminhão elétrico será carregado com fontes limpas e renováveis

O consórcio que desenvolveu o e-Delivery contou com expertise de empresas como a Bosch, que desenvolveu uma unidade de controle veicular com maior poder de processamento e robustez para atender as necessidades da VWCO. O software base veio da Alemanha e para conseguir nacionalizar, levando em consideração todas as especificidades do mercado local e o prazo para desenvolvimento, a empresa contou com o conhecimento técnico de um time multifuncional de 30 engenheiros localizados no Brasil, Alemanha, Índia, Áustria e Vietnã.

Recarga da frota da AmBev virá de fontes limpas e renováveis

Caminhão elétrico será carregado com fontes limpas e renováveisO caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia vinda de fontes limpas, como eólica, solar e 43% que provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

Um caminhão de entrega, por exemplo, circula quase 100 quilômetros por dia nas cidades levando até 11 toneladas de peso bruto total. Já no primeiro ano de atuação, esses 100 caminhões juntos deixarão de emitir, aproximadamente, 1.540 toneladas de CO² na atmosfera. Além disso, economizarão 583 mil litros de diesel.

Autonomia média do caminhão elétrico brasileiro é de 200km

O plano é que os veículos sejam recarregados em uma das 48 usinas solares que a Ambev está implementando nos seus Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil.

“Comprovamos que novas fontes de energia por meio de soluções viáveis e concretas já se tornaram realidade com a chegada do e-Delivery, que foi testado e aprovado com excelentes resultados nas ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo. Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial, pois somamos forças para viabilizar a produção dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Tecnologia pioneira pode ser compartilhada

“A parceria é um marco histórico para ambas as empresas: além de ser um dos maiores acordos do mundo, a inovação está sendo desenvolvida aqui no Brasil”, comenta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev. “E estamos abertos a compartilhar a tecnologia e os aprendizados que tivemos. Se outras empresas tiverem interesse em também ter uma frota de caminhões mais sustentável, todo mundo ganha, principalmente o planeta e o meio ambiente”, completa Cortes.

Além de ser o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, o e-Delivery traz soluções de última geração para logística verde. Entre elas, estão sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões têm autonomia máxima de 200 quilômetros, a depender de configuração, carga e outras variáveis.

Caminhão elétrico brasileiro tem versões de 11 e 14 toneladas

O e-Delivery foi colocado em pré-venda em julho de 2021 e já é possível encomendá-lo nas concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus. São duas versões, de 11 e 14 toneladas, com diferentes opções de entre-eixos e baterias que serão detalhados mais adiante. Os valores variam entre R$ 780.000 e R$ 980.000.

Volkswagen vai produzir caminhão elétrico em Resende (RJ)

O caminhão elétrico também abre um novo modelo de negócios da VWCO já que a montadora inclui serviços e assisˆência para o gerenciamento da frota por meio de softwares desenvolvidos especificamente para ele. Chamado de e-Consórcio, a estrutura chega a integrar recarga e gerenciamento do ciclo de vida da bateria de veículos, integrando toda a cadeia das principais empresas que trabalham com mobilidade elétrica no mundo. GDSolar, CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens, ABB e Eletra fazem parte do conglomerado que está ao redor do veículo.

A Volkswagen também passa a oferecer contratação e instalação de de painéis fotovoltaicos para alimentar os carregadores dos veículos elétricos. Após a entrega do lote inicial de cem unidades para a AmBev, parceira no projeto e primeiro cliente, as próximas entregas estão agendadas para começarem em novembro para o e-Delivery de 14 toneladas e em dezembro para o e-Delivery de 11 toneladas.

O primeiro protótipo foi apresentado em 2017 e foram rodados mais de 45.000 quilômetros na fase de testes. Isso incluiu uso real do caminhão elétrico nas ruas de São Paulo, numa parceria com a AmBev.