Termos de uso: o segredo por trás do “eu aceito”

Tempo de leitura 6 minutos | Ver versão limpa

Já ouviu dizer que na internet vale tudo? Pois é, mas as coisas não são bem assim. Como em qualquer comunidade, existem diversas regras de uso das redes sociais. Elas devem ser seguidas para manter uma boa convivência e respeitar os usuários no ambiente digital.

É prazeroso compartilhar experiências com os amigos, ver notícias interessantes e ideias legais nas redes sociais. Para empresas, estar onde a atenção das pessoas estiver é essencial para conseguir ser conhecida e vender. Seja como for, bom senso é necessário para manter a conveniência e mais importante: evitar ter a conta banida. Calma, as os termos de uso estão aqui para te ajudar!

O que são os termos de uso das redes sociais?

As redes das redes sociais são públicas, mas nem todo mundo sabe o que são termos de uso das plataformas, especialmente, quais são eles. Todo mundo, no momento em que cria uma conta, aceita o que está escrito como condição para fazer parte daquela comunidade. Tendo lido ou não, foi ali que estava indicado o que pode, deve ou não é tolerável. Em geral, estão as seguintes condições:

  1. Não ofender ninguém pelas suas crenças religiosas, etnia, identidade de gênero ou orientação sexual;
  2. Não promover discriminação de qualquer natureza;
  3. Não estimular a violência;
  4. Não publicar imagens ou vídeos de nudez;
  5. Ter a idade mínima determinada para o uso de cada plataforma;
  6. Não se passar por outra pessoa;
  7. Não divulgar conteúdo que estimule suicídio, automutilação ou bullying;
  8. Não oferecer comercio de produtos ilegais.

Você deve ter reparado que existem muito mais regras sobre o que não fazer, não é mesmo? Isso porque a ideia dos administradores não é ditar o que pode acontecer, mas apenas coibir os abusos e tornar as comunidades locais seguros para todos.

Além dessas regras gerais, existem outras centenas de normas uso das redes sociais que auxiliam as pessoas a serem comunicativas, interagirem e também utilizarem as plataformas de modo profissional e da maneira mais correto possível. Muitas dessas leis você encontra nas centrais de ajuda.

Para entender melhor as regras de cada uma das redes sociais, separamos para você:

Por que quase ninguém lê os termos?

Se você pula a leitura de alguns termos de uso e clica direto em “eu aceito”, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab apontou que 40% dos brasileiros não leem o contrato de licença dos aplicativos que instalam.

Há quem diga que os termos são gigantescos, cheios de palavras difíceis e alguns até com fontes pequenas que dificultam a leitura, e convenhamos, infelizmente isso é verdade. Mas isso não é desculpa para ignorar as normas do local onde o brasileiro, de acordo com pesquisa da Global/Webindex, passa quase 4 horas por dia.

O fato é que as redes sociais pertencem a empresas privadas que permitem que utilizemos seus serviços em troca de algo. E quem entra precisa saber onde está ingressando, que tipo de punições pode sofrer e, também, o que está entregando em troca do seu acesso. Ou você acha que, por ser gratuita, não há alguma espécie de pagamento?

Difíceis ou fáceis, os termos estão disponíveis para todos os usuários e especialmente quem vai fazer negócios por meio das redes sociais deve conhecer as regras do jogo. Afinal, seu tempo e dinheiro serão investidos nestas plataformas.

A Central de Ajuda economiza seu tempo!

A Central de Ajuda consiste em um sistema de respostas que são disponibilizadas por consulta, que junta inteligência e tecnologia, permitindo que as perguntas feitas pelos visitantes sejam respondidas em tempo real. Isso é muito útil especialmente para quem usa as redes sociais de forma profissional, para divulgar um produto ou serviço.

Já parou para pensar quantas vezes a mesma dúvida é recebida no canal de suporte e como ela poderia ser respondida por meio de um artigo na Central de Ajuda?

Estudos indicam que o uso do autoatendimento é capaz de reduzir em até 15% os atendimentos telefônicos recebidos e até 80% das necessidades de atendimento eletrônico do seu SAC tradicional.

Com uma demanda menor, a equipe de suporte poderá se dedicar ao relacionamento e satisfação do cliente que hoje é um dos maiores diferenciais da empresa.

Geralmente, os serviços das centrais de ajuda são indicadas ao final dos termos de uso para qualquer consulta ou dúvida que não tenha sido esclarecida.

Ler ou não ler? Conhecer e seguir as regras das redes sociais

A leitura dessas normas são imprescindíveis principalmente para aqueles que querem utilizar essas redes com fins profissionais. Além do bloqueio de conta, a infração por não cumprimento dos termos pode gerar banimento definitivo da sua marca.

Agora que você já aprendeu a importância das regras das redes sociais, previna-se de qualquer transtorno e assegure seus benefícios como consumidor. É bom cobrar seus direitos, mas tendo razão é melhor ainda! Leia os termos de uso com cuidado e tire o melhor das plataformas digitais pro seu negócio ou lazer 😉

Dos nossos disrupters. A equipe de redatores da Ayoo tem o compromisso de entregar conteúdo de qualidade para que cada um dos leitores possa aplicar o conhecimento à sua realidade. Não damos receita pronta, mas ajudamos a direcionar o olhar de forma que cada um possa dar longevidade à sua relevância.

 

Veja todos os posts deste autor...
O que achou? Deixe seu comentário