Conta comercial: 8 dicas infalíveis no Instagram

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Você sabe o que dizem as regras do Instagram? Se você, assim como a gente, certamente passa o dia inteiro na internet interagindo com os seguidores, entenda que é imprescindível conhecer recursos da conta comercial para ter um bom uso do Instagram com engajamento e não ter o post removido, ou possivelmente, a conta banida definitivamente.

O Instagram tem sido uma das redes mais usadas no Brasil para quem quer divulgar um negócio ou se tornar a nova celebridade digital. Afinal, é um ótimo canal para criar, conectar, comunicar, descobrir e compartilhar coisas com outras pessoas. A divulgação do seu negócio está nas redes sociais. Ótimo! Porém você, antes de colocar suas fichas lá, sabe o que é permitido? E se tomar um banimento? Tem plano B? Calma, para te ajudar, vamos entender alguns termos da conta comercial na rede.

Quais são esses termos da conta comercial?

Muitas pessoas falam das mesmas regras sempre, os termos gerais. Portanto, nós decidimos falar daquelas que não estão em tanta evidência. Fique tranquilo, pois com toda a certeza não é nenhum bicho de sete cabeças, são só alguns itens para pensarmos antes de publicar uma foto para não termos problemas com a plataforma.

Você sabia que algumas postagens podem gerar o banimento da sua conta definitivamente? Se liga na lista!

1. Você deve ter pelo menos 13 anos ou a idade mínima legal em seu país para usar o Instagram

O Instagram está levando a sério o seu regulamento e excluindo as contas de quem não tem a idade mínima exigida. Aquele perfil feito para mostrar apenas as fotos de seus bebês pode gerar uma suspensão da sua conta ou pior! Não se trata de postar fotos dos filhos na sua própria conta pessoal: mas de criar um perfil novo em nome da criança. Mas por que está nas regras do Instagram?

E como funcionam as regras para os perfis de bebês?

2. É proibido o uso de spam, automação ou vínculo em aplicativos de terceiros

Sabe quando você recebe um comentário, curtida, mensagem privada ou até resposta em pergunta dos stories de uma conta suspeita, com aquele jeitão de texto automático? Provavelmente aquele perfil utiliza alguma automação de interação, assim o sistema escolhe perfis com base em parâmetros pré-determinados ou que possuam algo em comum e tenta interagir. Pode parecer a solução para quem quer ter muitos seguidores, né? Mas é totalmente proibido pelo Instagram.

Ah! Aqueles aplicativos para ver quem te segue de volta, deixar de seguir pessoas em grande quantidade e de compras de seguidores e likes também entram nessa regra! Decerto todo tipo de aplicação externa que facilita a vida do gestor da conta, transferindo para um programa a interação com seus seguidores ou potenciais seguidores, fere as diretrizes do Instagram e pode dar dor de cabeça.

Para se ter uma ideia, até se isso for feito manualmente poderá gerar bloqueio, primeiramente, temporário: seguir, deixar de seguir, curtir e até comentar muitas vezes num curto intervalo de tempo pode levantar suspeita sobre a atividade da conta. Um caso que gerou polêmica foi da jornalista Ana Paula Padrão, que teve a conta bloqueada ao tentar curtir todos os comentários de seus seguidores que apresentaram condolências no post sobre a morte de seu pai. Foi um volume de interação muito acima da média normal e levou ao bloqueio da conta da apresentadora de televisão em 2019.

3. Utilização de perfil pessoal para um negócio

Desde junho de 2016, o Instagram lançou a opção de conta comercial. Foi uma solução encontrada pela rede para os perfis de marcas, já que estariam disponíveis as métricas (número de quantas pessoas receberam o conteúdo e o número de interações) e a possibilidade de criar anúncios de posts. Além disso, outra vantagem da conta empresarial, é colocar os botões que facilitem as vendas como “Ligar”, “Mandar e-mail” e “Como chegar”. Para quem tem um negócio físico esses botões são ainda mais relevantes.

Porém, o Instagram reduz a entrega de conteúdo orgânico para quem tem conta comercial. Desta forma, incentiva o impulsionamento de publicações ou a compra de anúncios. Isso faz com que algumas pessoas queiram burlar o sistema e permanecem com seus negócios como se fossem conta pessoal. Se a plataforma perceber que é uma conta profissional ou alguém denunciar que a sua marca não segue as regras do Instagram, sua conta pode ser suspensa.

4. Fotos que contenham nudez ou nudez parcial

Gosta de publicar fotos de biquíni/sunga ou até roupa de ginástica? Cuidado! Isso pode te prejudicar seriamente.

Na rede social encontram-se muitas fotos profissionais, principalmente, de fotógrafos ou de ensaios que as celebridades fazem, mas de acordo com os termos de uso do Instagram, a publicação de imagens que possuam nudez completa ou parcial são proibidas e os usuários que compartilharem dessas fotos, estão propícios a terem seu conteúdo removido. Isso serve para qualquer exposição de corpo, mesmo que mostre apenas uma barriguinha. Além da nudez, não é permitido a postagem de nenhum conteúdo que possua atos pornográficos, sejam explícitos ou não.

As exceções são artes plásticas e imagens de amamentação e partos. Ainda assim, pode ser que o post seja bloqueado e você precise justificar o conteúdo. Em alguns casos, será liberado com aviso de “conteúdo sensível”.

5. Promessas de resultados não são bem aceitas

Apesar de ser interessante ver o que a marca é capaz de fazer, prometer resultado na rede social pode repercutir de forma negativa. Muito comum em design de sobrancelhas, limpeza de peles, clareamento dental ou outros procedimentos estéticos, a prática do “antes e depois” é censurada pelo Instagram. A compreensão é de que já que cada organismo irá reagir de forma diferente, não há garantias de que os resultados serão iguais para todos. Consequentemente, seria uma espécie de propaganda enganosa. O caso se torna ainda mais sério ao envolver procedimentos cirúrgicos.

6. Oferta de serviços sexuais, promover o uso de álcool, tabaco e armas, além da compra ou venda de drogas ilícitas ou prescritas estão nos primeiros artigos de banimento nas regras de uso do Instagram

A plataforma não permite que usuários, principalmente influenciadores, promovam o consumo dessas substâncias tóxicas. Mesmo que você esteja em um país que alguns desses itens sejam legalizados, o Instagram poderá penalizar sua conta comercial ou mesmo pessoal caso você compartilhe algo sobre. Tal medida se dá uma vez que as regras de uso da rede social proíbem, em suas políticas de uso, anúncios que inferem riscos à saúde de quem os consome.

7. Fazer anúncios sem indicar que se trata de uma parceria paga

Criar propagandas de produtos e marcas tem sido uma atividade bem comum após o rede social lançar a opção de perfil comercial. Geralmente a empresa utiliza da popularidade dos influenciadores digitais para promover conteúdos em seus perfis e gerar alguma interação através do post.

Contudo, o Instagram proíbe que contas comerciais, de criadores de conteúdos e até as pessoais façam essas promoções sem avisar aos seguidores que se trata de uma divulgação paga. Essa indicação pode ser feita de várias formas. No começo do post no feed, e no story, por exemplo, o influenciador pode avisar que é uma parceria comercial. Outra opção é iserir tags como #publi ou #ad (abreviação do termo inglês advertising).

A ideia é, sobretudo, sempre falar a verdade. Comentar espontaneamente uma experiência positiva é diferente de estar sendo contratado para divulgar, não é?

8. Utilização de hashtag proibidas

A hashtag tornou-se o recurso queridinho das pessoas que querem aumentar o alcance de suas publicações. Porém, o que muita gente não sabe, é que existem tags que o Instagram considera proibidas por violar alguns itens das suas regras de uso. São exemplos de algumas delas:

#sextou #like #valentinedays #master #date #teen
#iphone #direct #sexy #rica #petite #tgif
#books #dating #instamoods #skype #single #wtf
#skateboarding #stud #newyears #easter #ig #instasport
#babe #follow #workflow #models #snap #woman
#kissing #alone #ilovemyinstagram #medicina #costumes #italiano

Confira as hashtags que você tem utilizado nos posts. Algumas inocentes acabam entrando na mesma regra porque podem ter significados diferentes em outros países. Foi o que aconteceu com a #petite e a nossa tão utilizada #sextou. Sendo assim, uma busca na lupa resolve seu problema: se for banida, aparecerá um aviso falando que as publicações estão ocultas porque a comunidade denunciou conteúdo que não estava de acordo com as diretrizes.

Tenha cuidado também ao utilizar sempre o mesmo grupo de tags nas publicações, o Instagram pode te ver como um spammer. O ideal é que você procure sempre que possível variar as hashtags que coloca em cada post da sua conta comercial. Lembre-se que trata de uma rede social, então priorize o relacionamento com as pessoas 😉

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