Hashtag (#): como essa ferramenta melhora sua visibilidade

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Com o volume insano de conteúdo postado nas redes sociais, indexar tudo isso para que seja possível encontrar assuntos de interesse de cada um é desafiados. Para fazer este filtro, produtores e consumidores de conteúdo têm na hashtag sua maior aliada.

Cada comunidade digital tem um algoritmo que controla a exibição nos feeds. A hashtag permite navegar de forma guiada, mas as plataformas também têm regras para o uso desse recurso. A quantidade de hashtags e até as palavras usadas devem ser planejadas para que sua campanha seja destacada e não punida. De fato, são inúmeras as dúvidas sobre a sua otimização e este post vem pra ajudar você que usa, principalmente, Instagram, Twitter e TikTok.

O que é hashtag?

Hashtag é um termo ou expressão que quando precedida por pelo sinal # , se torna um hiperlink. Usada em diversas redes sociais, tem como objetivo direcionar o usuário para publicações relacionadas ao mesmo tema, organizando e categorizando o conteúdo que foi sinalizado por quem postou. As hashtags estão presentes fortemente no Instagram e no TikTok, com menos intensidade no Facebook, está presente no YouTube, Telegram e Flickr, mas sua identidade máxima é com o Twitter.

Apesar de haver registro de ter sido usada inicialmente em 2005, no extinto Orkut, pelo jornalista brasileiro Wander Verch, foi após um tuíte do designer social que trabalha com código-aberto Chris Messina que a ideia começou a viralizar. Em 23 de agosto de 2007, ele publicou: “Como você se sente sobre o uso de # (jogo-da-velha) para grupos. Como em #barcamp [msg]?”. Algo parecido já era usado por programadores e o post histórico era uma pergunta para quem já tinha familiaridade com essa linguagem.

Hashtag: primeiro tweet que usou a marca # foi de Chris Messina

O histórico tweet de Chris Messina, pai da Hashtag

Os administradores do microblog torceram o nariz para a ideia, mas o sinal acabou consagrado pelo uso orgânico, porque mesmo antes de ter um índice com hiperlink já ajudava a encontrar conteúdo marcado pelos usuários. O boom aconteceu em outubro daquele ano, quando incêndios florestais atingiram fortemente o sul da Califórnia. A #sandiegofire ajudou que pessoas trocassem informações sobre a emergência.

Em julho de 2009 passou a fazer parte oficialmente do Twitter, depois passando a ser adotada em outras – quase todas – as plataformas. Como resultado, tornou-se instrumento de grandes movimentos mundiais, como a Primavera Árabe ou campanhas contra assédio sexual.

Mas o que # quer dizer?

Se você acha que o símbolo # chama hashtag, saiba que não está sozinho. No português brasileiro, o nome oficial do sinal é “cerquilha”, tendo como sinônimos “antífen”, “cardinal” ou “octothorpe”. Complicado, né? Popularmente, desde os tempos em que era usado pelas centrais telefônicas, ganhou apelidos mais amigáveis: jogo-da-velha e quadrado.

Você também vai encontrar quem o chame de “sustenido”, por lembrar o sinal que está nas partituras como acidente musical. Não é o mesmo símbolo, mas por ser muito parecido, até os falantes de inglês adotam “sharp”, que é o termo equivalente. Mas é mais comum ouvirmos, em países como Estados Unidos, Inglaterra ou Austrália, “pound sign” ou “number sign”.

E o “hash”? Esse é o jeito que os britânicos mais usam para se referir ao sinal. Juntou com “tag”, que é algo como etiqueta, ou sinalizador e temos uma palavra do dicionário global: a hashtag, o sinalizador em forma de jogo-da-velha para encontrar seu conteúdo. Reforçando que só usamos “hashtag” para o conjunto sinal + palavra, frase ou sigla que queremos indexar.

Qual a importância da hashtag?

Agora que você sabe quem é, de onde veio, agora vamos falar para onde elas vão. Uma das principais aplicações para quem faz negócios na internet é surfar nas hashtags mais usadas. Sobretudo, por trazer como vantagem a capacidade de impulsionar anúncios e aumentar a visibilidade da empresa. Isso cria oportunidades para que as pessoas que tenham interesses similares ao do que você posta encontrem o seu perfil e os seus produtos.

Quando é inserida uma hashtag em sua postagem, ela tem maior possibilidade de ser localizada por seu público, pois, quando eles procurarem pelo assunto, o seu post estará indexado nas pesquisas.

Imagine que você está planejando a sua próxima postagem no Instagram sobre o futuro dos negócios. Antes de concluir a sua postagem, você decide fazer uma rápida pesquisa sobre o número de publicações com a hashtag #futurodosnegocios. Se há um grande volume, a chance de seu post ter sucesso é maior. Vale também usar a criatividade e procurar temas correlatos como #sucessonosnegocios ou #negociosexponenciais. Pense: o que mais procura quem pode se interessar pelo futuro dos negócios?

Em outras palavras, acrescentá-la em seu post significa aumentar exponencialmente o alcance do seu conteúdo, já que muitas pessoas podem estar interessadas no assunto e não serem, ainda, seguidoras da sua conta. Não são apenas os perfis mais famosos que aparecem nesta pesquisa. O Instagram, por exemplo, divide os resultados em duas categorias: “Principais Publicações” e “Mais recentes”. Sendo assim, não há desculpas para começar a usar hashtags para ganhar seguidores em suas redes.

Quais são os tipos de hashtags e como escolher a mais adequada?

Nas redes sociais existem dois tipos de hashtag e cada uma com a sua função.

1. Hashtags genéricas

Usadas para gerar um volume rápido de visualizações. São formadas por termos generalizados, e nem sempre estão relacionados ao seu produto. São algumas das hashtags mais usadas:

  • #love
  • #like
  • #tbt
  • #happy
  • #cute
  • #follow
  • #models

Mas cuidado, algumas dessas, mesmo aparentemente inocentes, podem estar na lista de hashtags banidas do Instagram e diminuirão o alcance do post e até da sua conta. Além disso, por terem um volume muito grande de postagens, você vai ser mais um na multidão.

2. Hashtags específicas

Elas definem o seu produto ou empresa, destacando uma característica, qualidade ou um diferencial. Esse tipo de hashtag atrai um público mais específico, apesar de gerar um volume menor de interação quando comparado às genéricas para quem utiliza as hashtags para ganhar seguidores.

Uma boa prática para uso das específicas em empresas é a criação de um slogan e de uma hashtag própria, como “#nomedasuaempresa“. Mas se for mais criativo, colocando uma mensagem ligado ao seu propósito, a chance da moda pegar é maior. É possível adotar uma categoria do produto ou alguma característica exclusiva da marca. Alguns exemplos:

  • #PorUmMundoMaisBonito
  • #SouNu
  • #EmBuscaDoFuturo
  • #meuvw
  • #partiubk
  • #temnomagalu
  • #CoisaNossa

Assim, você transmite profissionalismo e autonomia para publicar conteúdos exclusivos. Busque também usar as hashtags que fazem sucesso entre seus seguidores, recortando para seu nicho. Acima de tudo, seja franco: só tagueie um post se o conteúdo realmente tiver relação com ele.

Afinal, é possível usar tags para ganhar curtidas?

Sim. Mas para que sua estratégia dê certo é preciso escolher as hashtags corretas. Para facilitar a escolha tente sempre dividi-las por:

  • Nicho: foque sempre em hashtags do seu nicho;
  • Conteúdo: tente explorar hashtags que resumem o conteúdo da publicação;
  • Local: use as hashtags de forma que os seu público consiga te localizar.

Vamos a mais um exemplo:

Suponha que você tenha uma escola de idiomas em Brasília.

Utilizando este método na hora de escolher a seleção poderia ser:

  • Nicho: #escoladeidiomas #cursodeidiomas #ensinodelinguas
  • Conteúdo: #thebookisonthetable #aprenderingles #espanholfluente
  • Local: #cursosembrasilia #escolasdf

Como funcionam as hashtags em cada rede social?

É muito importante que se conheça bem cada uma das mídias sociais para entender como as pessoas se comportam e como utilizam as hashtags para conseguir gerar o maior engajamento possível.

As tags estão presentes na maioria delas, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Google+, Pinterest e Twitter. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas.

Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média. Tendo como limite 30 por publicação. Também é comum usar tags como um recado pós-texto, muitas vezes, irônico ou bem-humorado.

Cada plataforma também tem sua temperatura de humor. Sintonize seu texto e suas tags para não cometer gafes.

4 erros imperdoáveis ao utilizar hashtags no Instagram

  1. Deixar o perfil privado
  2. Usar sempre as hashtags mais usadas ou do momento, já que podem não fazem sentido para o seu nicho
  3. Utilizar muitas hashtags
  4. Não variar as hashtags

Dúvida importante: usar na legenda ou nos comentários?

Este é um grande mistério do Instagram. De fato, a rede social nunca se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Há quem diga que postar as hashtags nos comentários diminui o alcance das publicações. Outros especialistas as utilizam na legenda e dizem que possuem um bom engajamento.

Mais uma vez, a resposta para esta pergunta é: teste. Faça variações no uso das hashtags nos comentários e nas legendas e sinta como será o desempenho dos posts. Só assim será possível saber onde as hashtags performam melhor pra você.

Agora que você já sabe a melhor forma para utilizar hashtag para ganhar seguidores, pesquise as mais adequadas para o seu nicho e faça bom uso! Afinal, elas estão aí para ajudar 😉

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