Aplicativos não se atêm às fronteiras físicas. Sendo assim, seu negócio poderá ser acessado de qualquer lugar, por qualquer pessoa. Criar um app é a solução para aqueles que desejam trazer visibilidade ao seu negócio. Hoje em dia existe um aplicativo para cada função, e assim você estará no radar daqueles que ainda não conhecem sua marca.
Se você já tem um site, será que preciso criar um app? O total de pessoas que usam desktops para acessar a internet é quase metade dos que usam smartphones: 38% contra 67%. Grandes marcas e empresas já têm um aplicativo. No Brasil, o usuário de smartphone tem em média 30 aplicativos instalados. Se seu serviço for executado com excelência, você terá uma das fórmulas para o sucesso digital.
Por que criar um app?
Ao fazer um aplicativo, permite que os clientes fiquem mais próximos das empresas, pois eles podem acessar às informações a qualquer hora, de qualquer lugar. Além disso, o cliente sempre tem razão e hoje em dia é muito comum ver a satisfação, ou não, dos usuários nas redes sociais. A imagem do seu negócio na internet e nos meios digitais depende exclusivamente dos seus clientes, pois é através deles que a sua marca vai conseguir crescer, podendo estreitar uma relação de cliente-amigo entre os seus consumidores.
Qual a diferença entre aplicativo e site?
Quando se pensa em dispositivos móveis, há duas formas de fazer com que sua empresa possa ser acessada pelos consumidores: com um aplicativo ou com um website. Há algumas diferenças importantes entre os dois, que devem ser consideradas para decidir o melhor caminho a ser seguida no seu negócio.
Normalmente os sites são encontrados através de procura em sistemas de busca e muitas vezes são visitantes novos, clientes novos a serem prospectados e isto pode ter um valor alto, apesar do possível grande retorno também. No caso do app, ele é feito para quem já é o seu cliente, já compra com você e tem uma ligação forte com a sua marca.
Aplicativo
O aplicativo é um software que deve ser instalado pelo usuário em seu smartphone e que oferece, de forma facilitada, diversos tipos de interação. É muito útil para empresas que utilizam contas de acesso ou vendas on-line. Ele ajuda bastante na redução do uso de dados do usuário, além de tornar a experiência mais cômoda e flexível. Apesar dos diversos modelos de aplicativos, a desvantagem é que, além de algumas pessoas serem resistentes ao download, o sistema operacional do aparelho (Android, iOS ou outros) é um fator determinante.
Site mobile
O site mobile é nada mais do que uma versão adaptada de um website convencional. Ele é aberto no navegador do smartphone, normalmente, mas é apresentado de forma otimizada para tornar a navegação mais simples. Para empresas que só pensam em fornecer informações básicas ou institucionais no site, é uma boa opção, já que o mobile é o canal mais utilizado.
Escolha bem a estratégia, junto ao seu cliente, sobre onde lançar primeiro:
iOS |
Android |
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5 vantagens de criar um app:
1. Aumentar a fidelidade e lealdade
Já pensou que toda vez que o seu cliente destravar a tela inicial do celular a sua marca estará estampada na frente dele? Fidelizar um cliente é uma tarefa bem difícil que exige muito esforço e dedicação, pois cada vez mais as empresas estão disputando a atenção de seus consumidores, uma vez que o seu produto precisa ter um diferencial para ele preferir o seu e não o do concorrente. Uma forma de fidelizá-lo é oferecer promoções, pois certamente o preço é um fator importante na hora da decisão em escolher uma marca. Não deixe de usar o recurso de notificações push, que irá chamar a atenção do usuário e trará ele de volta ao app.
2. Alavancar as vendas
É claro que aumentar as vendas é o que toda empresa quer, não é verdade? E você não pensa diferente, tenho certeza. Então, nada mais interessante do que vender mais os seus produtos ao fazer um aplicativo. Segundo pesquisas, mais de 60% dos usuários de smartphones efetivam as compras por um aplicativo. Uma coisa importante é que seu cliente poderá ter acesso a todo seu catálogo, dessa forma quem baixar o app terão clareza sobre tudo que está sendo oferecido.
3. Melhorar a sua imagem como empresa
A imagem da sua empresa é o carro-chefe pro sucesso. Ela pode impactar diretamente nas suas vendas e no seu relacionamento com o cliente. O seu negócio estar inserido no meio digital, é uma forma de melhorar essa imagem, e se escolher entre os melhores modelos de aplicativos, certamente o seu sucesso vai ser garantido, consumidores vão olhar a sua marca com outros olhos e ela estará inserida no meio mais promissor dos últimos tempos, o mobile.
4. Ter um diferencial perante à concorrência
Pode ser através de produtos ou promoções exclusivas no aplicativo, contanto que faça seu cliente não pensar duas vezes antes de escolher a sua empresa. Um diferencial muito importante hoje em dia é fazer um aplicativo próprio. O seu cliente vai se sentir muito mais próximo da sua marca e vai poder ter um relacionamento mais duradouro, além de te enxergar como uma empresa inovadora.
5. Conhecer mais o perfil do seu cliente
Através de um app você pode conhecer ainda mais o seu cliente, entender os gostos dele, saber o que mais o atrai em relação à sua marca. Com outras ações de marketing interligadas ao aplicativo, você pode obter uma base de cliente maior e com um potencial de alcance enorme, conseguindo enxergar o que os consumidores esperam da sua marca e o que você pode proporcionar para eles na experiência de usuário.
Por outro lado, cuidado com os dados obtidos através do app! Com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em 2018, e que por conta da crise causada pela pandemia foi postergada para passar a valer em 2021, os desenvolvedores precisam ter ainda mais responsabilidade com a privacidade dos usuários. Diretrizes claras, políticas bem redigidas e precaução na armazenagem de dados são alguns dos pontos para fazer um app seguro e confiável.
Métricas e monetização de um aplicativo
Domine métricas para fazer o acompanhamento do desempenho do seu aplicativo, aumentando a longevidade do seu relacionamento comercial com ele, além do suporte técnico. Entre elas, destacamos:
- CPI – Custo por Instalação: análise do investimento em anúncios necessário para cada instalação.
- Subscription – In-App Purchase: quando o usuário, de fato, faz alguma transação no app.
- Assinatura – Subscription: valor investido para que um cliente assine um serviço recorrente.
- LTV – Life Time Value: o tempo que o usuário vai permanecer como assinante do serviço.
- Ticket médio: para o caso de vários pacotes com níveis diferentes de acesso, a média de valor pago.
Lembramos que métricas como total de downloads servem, muitas vezes, apenas como medida de vaidade.
Entre os modelos mais comuns de monetização, estão os banners do Google. O ganho médio é de R$ 2 para cada 1.000 visualizações. Ou seja, para ganhar R$ 2.000 você precisa de um milhão de views. Muita gente não vai pagar R$ 0,99 em um app, mas se seu aplicativo for bem distribuído, há chance de ganhar muito mais.
Em outros modelos de aplicativos, temos os Progressive Web Apps – PWAs. São aplicações que rodam em um navegador, mas a partir da interação do usuário, se tornam parecidos com um app convencional. As desvantagens são não oferecer notificações push, não usarem bem recursos como GPS, câmera ou lista de contatos e serem pouco mais lentos de processar. Mesmo empresas com aplicativos próprios têm usado PWAs para aumentarem engajamento de usuários com smartphones mais simples.
Entenda qual a solução que seu aplicativo dará
Para que alguém baixe seu aplicativo, a pessoa vai ter que entender qual o benefício para ela. Mesmo sendo gratuito, ninguém vai utilizar espaço do próprio celular se não achar que é um uso útil. É sempre melhor deixar claro, tanto na descrição quanto nas imagens de divulgação, quais são as vantagens do app.
Faça testes e atualize constantemente
Sabe quando você precisa revisar um texto que tenha escrito, e acaba encontrando alguns erros bobos? Com os aplicativos é a mesma coisa. Só um ou dois testes não são o bastante para ter certeza de que ele está funcionando perfeitamente. É muito melhor gastar tempo nisso agora, do que consertando falhas futuras. Além disso, atualizações frequentes não significam mudanças constantes. E sim, uma checagem à procura de possíveis melhorias, correções e conteúdo extra.
O design e a usabilidade são apontados como principais fatores de retenção em uma ferramenta digital. Se for muito usado, dificilmente será desinstalado ou esquecido. Os levantamentos mostram que a cada 30 dias, um app perde cerca de 90% da sua recém-criada base de usuários. Acesso por biometria e integração com wearebles podem ser caminhos para diferenciar seu trabalho. Também otimize o tamanho que vai ocupar na memória do smartphone para que seu produto não acabe desinstalado para liberar espaço.
Criar um app é ter um canal direto
Com todo o barulho lá fora – outdoors, anúncios de jornal, folhetos, sites, e-mail marketing – perde-se lentamente o nosso impacto sobre os clientes por causa da imensa quantidade de publicidade que nos rodeia. É o momento exato de criar um app para estabelecer uma conexão verdadeira e sincera com seus clientes e torná-los amantes fiéis da sua empresa.
E você já se perguntou se no seu negócio precisa criar um app? A resposta com certeza é sim, o mercado evolui e é muito importante que você esteja integrado a ele de uma maneira inovadora. Não pense que aplicativos são feitos somente para grandes empresas, as pequenas e médias também precisam e muito se conectar dessa forma com seus clientes. Empreendedores visionários identificam tendências com facilidade. Essa é a melhor hora para se estabelecer no mercado de aplicativo, tendo a vista o crescimento de renda e ferramentas disponíveis para sua criação!