A Alemanha assina mais um capítulo na História dos automóveis. O país adotou uma legislação que permitirá que veículos sem motorista circulem nas vias públicas até 2022. Isso abre caminho para empresas de robotáxis e serviços de entrega no país em grande escala. Embora o teste com veículos autônomos seja permitido, agora será possível explorar a operação de carros, caminhões, vans e ônibus sem a presença humana ao volante.
O projeto, que na semana passada foi aprovado no Bundestag, a câmara baixa do parlamento da Alemanha, olha especificamente para veículos com nível 4 de autonomia – aqueles em que o computador controla toda a condução em determinadas condições ou ambientes. Por enquanto, esses veículos serão limitados a alguns locais.
O Governo Federal alemão deve seguir na rota para que sistemas correspondentes entrem em operação regular para que o potencial dessas tecnologias seja explorado e a sociedade participe delas.
Rota para veículos autônomos na Alemanha tem normas especiais
O projeto ainda precisa ser aprovado na Câmara Alta do Parlamento, ou Bundesrat e inclui possíveis inscrições iniciais para carros autônomos nas estradas alemãs, como transporte público de passageiros, viagens de negócios e suprimentos, logística, ônibus de empresas que lidam com o tráfego de funcionários e viagens entre centros médicos e casas de repouso.
As empresas que desejam operar veículos comerciais sem condutor na Alemanha precisarão aderir a uma série de outras regras, como ter seguro de responsabilidade civil e a possibilidade de interromper operações autônomas remotamente.
As empresas que já estão testando na Alemanha podem ter uma vantagem na maior economia da Europa. A Argo AI, por exemplo, tem testado seus veículos autônomos no centro de inovação LabCampus no aeroporto de Munique. Em junho passado, a empresa inaugurou sua sede europeia na cidade da Baviera e, neste verão, inaugura um espaço em parceria com a Volkswagen para testar as vans elétricas VW ID.Buzz (foto). A Mobileye, subsidiária da Intel, também está testando AVs na Alemanha.
Vários estados e municípios dos EUA têm regulamentos sobre testes e implantação potencialmente comercial. Na semana passada, a startup chinesa de robotáxi Pony.ai se tornou a oitava empresa a receber uma licença para testar veículos sem motorista na Califórnia, e a Nuro é a única empresa com uma licença de implantação para operar comercialmente em vias públicas no estado. Na China, empresas como a AutoX, apoiada pelo Alibaba, também estão testando frotas sem motorista em estradas públicas. A legislação da Alemanha é um passo além dos testes na direção da integração de autônomos no tráfego regular.
Fonte: Techcrunch