Protótipo de veículo impresso em 3D com resíduos de plástico é opção carbono zero

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Sim, já virou clichê falar de carro elétrico como sinônimo de mobilidade sustentável. Porém, um estúdio austríaco chamado EOOS quis subir a barra da sustentabilidade e fazer uma experiência construindo um protótipo de um veículo impresso em 3d com pegada de carbono zero.

O Veículo Utilitário de Emissões Zero (ZUV) é um triciclo elétrico 3D impresso em plástico reciclado. O veículo possui motor elétrico no cubo da roda traseira e carroceria 3D impressa a partir de 70 kg de polipropileno recuperado de resíduos de embalagens plásticas em supermercados. A gráfica 3D The New Raw contou com seu braço robótico industrial, equipado com uma extrusora de plástico, para fabricar o chassi.

 O braço robótico de impressão 3D do New Raw, instalado no Zero Waste Lab, em Thessaloniki, como parte do programa “Zero Waste Future” da Coca-Cola na Grécia. Imagem cortesia de The New Raw.

O braço robótico de impressão 3D do New Raw, instalado no Zero Waste Lab, em Thessaloniki, como parte do programa “Zero Waste Future” da Coca-Cola na Grécia. Imagem cortesia de The New Raw.

Desperdício zero: veículo impresso em 3D com plástico reutilizado

O conceito do ZUV foi baseado na ideia de que tal veículo poderia ser produzido em uma fablab local antes que uma loja de bicicletas pudesse anexar componentes prontos para uso, como motor, guidão, freios e rodas. As peças podiam ser facilmente reparadas e substituídas nas oficinas locais para bicicletas e, uma vez que a carroceria do veículo perdesse a utilidade, ele poderia ser triturado e reimpresso em uma nova bicicleta.

“Queríamos projetar em torno de uma produção local e acessível”, disse o fundador da EOOS , Harald Gründl. “O que imaginamos é uma economia circular de mobilidade. Esquemas de serviço com uma ‘devolução’ projetada serão o futuro. E é muito mais fácil fechar o ciclo se você fizer isso localmente, em vez de enviar navios cheios de lixo como fazemos hoje, o que é estúpido.”

O ZUV veículo impresso em 3D. Imagem cortesia de Dezeen e Studio Theresa Bentz.

Um veículo como o ZUV seria ideal para o tráfego local em uma cidade. Um carro comum pode ter até 800 quilos de bateria, enquanto uma bicicleta tem oito e faz o trabalho para muitas das viagens que queremos fazer em uma cidade. , disse Gründ. 

O uso de material reciclado no veículo impresso em 3D é outro aspecto da redução das emissões embutidas do ZUV.  “A reutilização de plásticos pós-consumo é um grande passo em direção às emissões líquidas de carbono zero. Cada novo veículo será, de certa forma, neutro em carbono, desde que a impressora 3D seja operada com energia proveniente de fontes renováveis ​​”, disse Gründ. “Quando o plástico do supermercado em Viena vai para a reciclagem, eles simplesmente o queimam”, disse ele. “E isso cria outras três toneladas de emissões de CO2, que poderíamos evitar.”

Fonte: 3D Print

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