Não. A foto não é do Spot, da Boston Dynamics. A empresa chinesa de eletrônicos Xiaomi anunciou seu robô quadrúpede, também inspirado em cachorros: o CyberDog. A companhia afirma que seu modelo é mais pessoal do que os concorrentes.
Um pouco menor que o Spot, o CyberDog foi descrito como um cão-robô amigável que pode se comportar de maneira divertida, para brincar, ou ser programado para tornar-se intimidante quando usado por policiais ou militares.
Quase cinquenta vezes mais barato
O grande diferencial está no preço: enquanto o Spot custa US $ 74.500, as primeiras mil unidades do CyberDog serão vendidas a US $ 1.600. A princípio, a chinesa pretende focar em engenheiros e programadores dispostos a a adicionar recursos e capacidades ao robô.
O CyberDog pesa aproximadamente 3 kg e pode deslocar-se a pouco mais de 10km/h. Ele também possui seis microfones e várias câmeras colocadas estrategicamente sobre sua superfície corporal, juntamente com sensores de imagem e tem 128 GB de armazenamento a bordo.
Ele se move usando motores que a empresa desenvolveu internamente. Dentro, o robô conta com uma versão especializada do Jetson Xavier NX da NVIDIA – que Xiaomi descreve como o menor computador de IA do mundo – sugerindo que o cão robô é capaz de aprender novos truques.
Cachorrinho dócil ou cão de guarda: CyberDog é adaptável
O CyberDog é capaz de seguir uma pessoa como um cachorrinho. Ele também pode escolher o rosto de seu dono no meio de uma multidão e pode responder a sinais faciais e posturais. Ele foi ensinado a olhar nos olhos da pessoa que interage com ele e a responder de maneira semelhante a um filhote de cachorro real, dando-lhe as características pessoais que a empresa está reivindicando.
A Xiaomi criou espaço para o projeto em sua Xiaomi Open-Source Community, esperando talvez que os entusiastas da robótica comecem a escrever código para o CyberDog, dando-lhe mais exposição e ajudando a Xiaomi a ganhar uma reputação como um importante player no campo da robótica.