Viagem disruptiva: Imersão permite conhecer cultura das maiores empresas do Vale do Silício

Tempo de leitura 6 minutos | Ver versão limpa

Executivos e distribuidores da Arcor Brasil estão na Califórnia com programação intensa voltada à transformação de mindset organizada pela Ayoo Treks

Dirigir um Tesla, conhecer os bastidores do Google, Facebook e Airbnb, ver a operação do maior centro de logística da Amazon, conversar cara-a-cara com fundadores de startups de sucesso, aceleradoras e gestores de fundos de investimento, conhecer a rotina dos alunos de Stanford. 

Sonho? Esta foi apenas uma parte do roteiro da viagem que um grupo de executivos da Arcor e de seus principais distribuidores no Brasil está vivendo esta semana no Vale do Silício. A imersão é organizada pela Ayoo Treks, braço de experiências voltadas à transformação de mindset da iniciativa fundada pelo futurista Luiz Candreva.

O grupo chegou aos Estados Unidos na terça-feira, dia 5, para uma programação intensa de experiências inesquecíveis. O objetivo é que os gestores voltem ao Brasil inspirados e liderar processos inovadores nas organizações que dirigem.

O primeiro contato foi com Felipe Cusnir, CEO do fundo de investimentos Swell Capital e que hoje preside a Câmara de Comércio Brasil Califórnia. Ele falou do mercado de venture capital e de sua experiência anterior junto à Prefeitura e ao Porto de Los Angeles, quando atraiu investimentos e estimulou a aproximação com mercados estrangeiros.

Na saída do restaurante italiano Cucina, que sediou o encontro, o grupo foi levado a um supercharger da Tesla e foram surpreendidos: os carros elétricos de alta tecnologia, com direção autônoma, seriam usados por eles ao longo do dia, começando para o deslocamento até a Universidade de Stanford.

No gigantesco e elegante campus da instituição de ensino constituída em 1891, o grupo pode conversar com Camila Carvalho, fundadora da rede social de empréstimos entre vizinhos, a Tem Açúcar?. Das arquibancadas da pista de atletismo, enquanto alunos treinavam ao fundo, ouviram um pouco sobre sharing economy. Depois puderam passear pelas instalações impressionantes.

Camila Carvalho conversou com grupo no campus de Stanford.

Camila Carvalho (Tem Açúcar) e Luiz Candreva (Ayoo) falam sobre sharing economy no campus de Stanford. (Foto: Gabriel Brawne/Ayoo)

O segundo dia da viagem começou numa visita para conhecer a cultura corporativa da Plug and Play Tech Center, uma das principais aceleradoras do Vale do Silício. Na sequência, um dos pontos mais esperados: conhecer o campus do Google e ver de perto como é o cotidiano de quem trabalha em uma das empresas mais admiradas do mundo.

A tarde de quarta-feira foi reservada pra uma conversa ao ar livre no Golden Gate Park com Lorrana Scarpioni, fundadora do BLiive, uma rede de compartilhamento de tempo que vai iniciar uma nova fase.

Com 80 mil metros quadrados, o centro de distribuição da Amazon abriu a programação do dia três. A estrutura gigantesca de logística tem 4 milhões de itens e leva apenas uma hora para deixar uma encomenda pronta para ser enviada. 

O grupo seguiu para o edifício mais alto da Costa Oeste que é sede da Sales Force, empresa que mais emprega mão de obra de São Francisco. Depois de um tour pelo edifício, foram apresentados a detalhes de uma pesquisa recentemente realizada pela corporação sobre comportamento do consumidor.

Edifício do Sales Force está entre os mais altos da Califórnia.

Executivos foram recebidos para reunião na sede do Sales Force. (Foto: Gabriel Brawne/Ayoo)

O último dia de intensas visitas às corporações na Califórnia começou com um café-da-manhã no escritório do Airbnb. Uma estrutura impressionante que reflete a cultura da empresa, de acolhimento aos colaboradores que têm liberdade para trabalhar a ponto de não precisar sequer agendar férias ou ter horários definidos. O espaço, que recebe animais e crianças como rotina, tem salas de reunião inspiradas em ambientes disponíveis para hospedagem na plataforma pelo mundo. Um escritório fora de todos os padrões. 

Depois foi a vez de conhecer o campus do Facebook. Por trás de salas de fliperamas, restaurantes de nachos e transporte sustentável gratuito, uma cultura forte de give first – a empresa quer entregar o melhor para seus funcionários que sentem motivação e fidelidade à empresa. No tour e nas apresentações que tiveram executivos da rede social como anfitriões, conheceram os valores sólidos que compõem a rotina da companhia que contrata atualmente 500 novas pessoas por semana para que façam aquilo que têm aptidão.

Visita ao campus do Facebook.

Um dos momentos mais marcantes foi a visita ao campus do Facebook. (Foto: Gabriel Brawne/Ayoo)

A sexta-feira foi encerrada com um passeio de barco pela Baía de São Francisco até as proximidades da Ilha de Alcatraz e um por-do-sol tendo a Golden Gate Bridge de fundo. Para o sábado, um passeio pelas ruas da cidade usando bicicletas elétricas e cable car, o bondinho que é um dos símbolos da cidade.

Cada imersão realizada pela Ayoo tem conteúdo montado para potencializar experiências que contribuam para o fortalecimento da cultura e a descoberta de novos caminhos para cada perfil de grupo. 

O que achou? Deixe seu comentário