Você com certeza já ouviu o termo “Marketing digital” por aí né? Muitas pessoas estão buscando entender sobre o assunto como forma de alavancar os negócios, mas o marketing na Internet seria a salvação das empresas? Por que devemos usá-lo?
É quase impossível pensar em alguma atividade que não tenha sido impactada pela internet, e isso inclui os hábitos de consumo! É aí que o Marketing digital entra e faz o seu papel.
O que é Marketing digital?
Apesar o termo marketing ser associado à práticas pouco éticas, como enganar e vender imagens falsas sobre algo, é preciso começar esclarecendo que trata-se de uma ciência baseada em dados. Hoje, o profissional da área é alguém capacitado a compreender qual canal leva um produto ao conhecimento dos potenciais clientes. Então, a resposta mais sucinta sobre o que é marketing digital seria: é o marketing tradicional vezes todo o potencial da internet.
Falar é mais fácil do que fazer. Isso porque uma boa campanha de marketing digital vai conhecer como usar nas suas ações a internet ou dispositivos conectados digitalmente para divulgar um produto, um serviço ou uma marca. Atualmente, é uma das principais estratégias para alcançar e se relacionar com clientes em potencial. Características como segmentação de público, acompanhamento de performance em tempo real e amplitude geográfica estão entre os principais benefícios deste modelo de divulgação para negócios.
No Brasil, passa-se em média 9 horas e 17 minutos conectado por dia, de acordo com levantamento feito pela We Are Social, em 2020. Onde está a atenção das pessoas, está o seu dinheiro. Quem quer vender, não pode ignorar um espaço onde se passa tanto tempo. Por isso tem-se falado cada vez mais que empresas de todo tipo precisam ter sua presença digital para alcançar os potenciais clientes. Isso vale para empresas de todos os portes.
Mas agora que você já entendeu o que é e como funciona o marketing digital para pequenas empresas, deve estar se perguntando se vale a pena mesmo utilizá-lo né? Então vamos lá!
Listamos para você algumas vantagens do marketing digital:
1. Custo-benefício e Competitividade do Marketing digital para Pequenas Empresas
Um dos principais diferenciais do marketing digital é a boa relação custo-benefício. Isso permite que negócios pequenos disputam de forma mais pareada com negócios grandes do que numa competição no marketing tradicional. Além disso, o custo para patrocínio do conteúdo, aumentando seu alcance, é bem menor e no geral, vale mais a pena. Para o empreendedor, o ROI – Retorno sobre Investimento, é rei!
Mas os canais off-lines ainda são muito eficientes também!
2. Capacidade de Mensuração
O marketing digital permite que você consiga mensurar os resultados de suas campanhas de forma muito mais precisa do que o marketing tradicional. Medindo, inclusive em tempo real, o alcance de sua publicação e assim fazer ajustes, sempre que necessário.
Esta é uma das grandes vantagens do marketing digital, mas isso não quer dizer que ela seja, de forma absoluta, a melhor. É preciso conhecer o perfil do seu público e seus hábitos para determinar a melhor estratégia para ele.
3. Assertividade do Consumidor Ideal
O marketing digital faz com que você atinja de forma muito mais assertiva o seu consumidor. Imagine anunciar em uma revista. Mesmo que escolha uma publicação especializada em um setor, quem garante que a pessoa que leu tem perfil para ser seu cliente? Já no on-line é possível entregar o anúncio com muito mais precisão para o nicho certo. Claro que isso só vai acontecer se a campanha for bem construída, usando todo o potencial que as ferramentas deste serviço oferecem.
4. A Maioria das Pessoas Começa a Jornada de Compras On-line
Qual primeiro passo que você dá quando quer pesquisar um produto ou serviço? Google? Redes Sociais? Site? Pois é… Seu cliente também! Se entender isso, você já está alguns passos mais perto do seu público. Comprar pela internet – ou pelo menos pesquisar e conhecer mais detalhes sobre o produto prospectado – facilita o processo para o vendedor e o consumidor. O diferencial está em criar a melhor experiência possível para o seu cliente e construir um relacionamento para que ele compre mais e indique os seus produtos e serviços. E não esqueça: fale a verdade. Enganar seu cliente nunca é uma boa ideia. Na internet, pior ainda. A chance da reclamação viralizar pode virar um grande problema para sua marca.
5. Fale com seu cliente onde ele estiver
Onde está seu cliente? Facebook, Instagram, TikTok, fóruns de discussão, blogs especializados, G-Mail, Waze ou Tinder? Graças à larga utilização dos smartphones, o marketing digital permite que você fale com seu cliente independente do lugar físico onde ele estiver. Mas você deve conhecer sobre a geografia digital. Cada público está em um lugar na internet. Dificilmente você venderá produtos para maiores de 50 anos numa rede de adolescentes, não é mesmo? Hoje, é possível fechar grandes negociações por mensagens via WhatsApp ou até mesmo redes sociais, não há limite para a comunicação! Aproveite isso ao seu favor, claro, sempre com bom senso né? 😉
6. Velocidade de Mudança e Retorno do Público
Como você tem os resultados, praticamente, em tempo real, o marketing digital permite que você rapidamente mude de estratégia, de forma que menos dinheiro seja desperdiçado e o número de visualizações e pessoas alcançadas seja muito maior. Comparando, novamente: se você fez 10.000 panfletos e descobriu que foi mal recebido nos primeiros 500 distribuídos, ainda terá 9.500 de desperdício. No digital, isso não acontece.
Antes de decidir mudar a estratégia, é interessante também tentar recolher opinião do público sobre possíveis mudanças ou perceber o seu comportamento ao que já estiver sendo feito. Lembre também que a campanha tem um tempo de maturação: o resultado é rápido, mas não é magia. Não adianta crer que os resultados serão incríveis nas primeiras horas, ficar frustrado e desistir antes da campanha embalar.
Dá pra fazer por conta própria?
Sim e não. É importante que um perfil no Instagram, por exemplo, da sua marca, tenha o DNA da sua empresa. Responder a todos os clientes, gerar engajamento, dar atenção a todos pode dar mais resultado em vendas do que uma estratégia pensada fora, sem aderência com sua cultura e propósito. Mas o profissionalismo de alguém que conhece o funcionamento das ferramentas vai ajudar a tirar o melhor do digital, especialmente quando começar com campanhas pagas.
Muito cuidado para não cair no erro de confundir resultados de negócios com métricas de vaidades. Seguidores, curtidas e comentários não pagam as contas. Sua empresa vive de vender produtos e serviços. Poucos e bons seguidores podem ser melhores do que muitos que só achem curioso, divertido ou interessante aquilo que você posta. Assim, autenticidade e profissionalismo de mãos dadas costumam produzir mais retorno para seu investimento.
Agora que você já entendeu sobre o assunto e sabe quais são as vantagens do marketing digital para pequenas empresas (ou de qualquer porte), está esperando o quê para começar a divulgar o seu negócio na internet e atrair ainda mais clientes? Conte pra gente a sua experiência com marketing digital.