Habilidades do futuro: conheça as soft skills e hard skills

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Já foi o tempo em que um currículo dizia tudo que seu futuro empregador poderia querer saber sobre você. Hoje, as habilidades necessárias para você chamar atenção de um recrutador ou ser promovido não são encontradas apenas em diplomas e certificados.

Pensando nisso, levantamos o que se passa na cabeça dos líderes das empresas que mais crescem e vamos explicar como se dividem os tipos de habilidades. Quer saber o que pode ajudar você a se tornar um super profissional? Vem com a gente!

O que são as habilidades procuradas no profissional do futuro?

Para saber o que são habilidades é preciso entender que esta característica está relacionada com a aptidão do indivíduo de fazer algo, com sua destreza, sua capacidade quando aplicada a alguma coisa. Ao falarmos de futuro, as habilidades também vão precisar se adaptar às novas realidades, para tanto, separamos essas skills em soft e hard para explicar de forma mais detalhada. Vamos nessa?

Soft skills

Sabe quando o povo diz que há coisas que ninguém pode fazer por você? Desenvolver soft skills é uma delas. Trata-se de habilidades que dizem respeito ao comportamento e à personalidade do profissional em questão. Por isso, também, são subjetivas e difíceis de identificar. Não basta listar em um currículo, por exemplo, já que são características comportamentais.

E, por essas e outras, o mercado está lidando com processos seletivos cada vez mais complexos, para conseguir examinar o candidato em 360º e detectar se o perfil do candidato se encaixa com a cultura da empresa.

Soft skills mais desejadas pelas empresas

É importante ter em mente que mais do que uma busca, o que ocorre é uma identificação das soft skills desejadas por uma organização. Neste campo, mais do que em outros, não há exatamente certo ou errado. Ou seja, as soft skills que são imprescindíveis em um colaborador vão variar de uma cultura organizacional para outra e até mesmo de acordo com a natureza da atividade que será exercida.

O LinkedIn faz um monitoramento do que as principais empresas têm valorizado dentro do chamado CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude. Entre as soft skills lideram:

  1. Criatividade
  2. Persuasão
  3. Colaboração
  4. Adaptabilidade
  5. Gestão do tempo

Comportamento gera desenvolvimento

Olhando na lista, pode parecer fácil. Entretanto, a pesquisa global Capgemini Digital Transformations Institute de 2017 aponta que 60% das empresas estão sofrendo uma crise em relação a essas habilidades entre seus funcionários. Ainda de acordo com o estudo, de 1.250 executivos pesquisados, podemos notar que:

  • 65% deles prezam pela habilidade de manter o foco no cliente;
  • 64% têm a capacidade de trabalhar em equipe e a rotina de trabalho em alta conta;
  • 64% valorizam a paixão por aprender e o movimento de sair da zona de conforto; e
  • 61% estimam os conhecimentos que o gestor deve ter para entender a complexidade da empresa, uma mais habilidade organizacional.

Há, também, outras características de comportamento que pode ajudar um profissional a se destacar, tais como:

  • Trabalhar sob pressão;
  • Inteligência emocional;
  • Orientação para resultados;
  • Liderança;
  • Boa comunicação;
  • Empatia; … e por aí vai.

Tenho certeza que poderíamos continuar essa lista por um bom tempo, mas você não acha melhor utilizar esse tempo para listar as suas e como você pode desenvolvê-las? YAY! Mas antes espera: ainda precisamos falar do outro tipo de habilidades.

Hard skills

Apesar do nome, essas habilidades não são mais difíceis de se desenvolver do que as que tratamos anteriormente. Hard skills são habilidades técnicas, aquelas que estão nos diplomas e certificados. Isso mesmo, são apenas aquelas competências que os profissionais já listavam no currículo décadas atrás, a diferença é que agora o mercado está mais exigente que antes.

Essas habilidades são mais fáceis de identificar, podendo ser quantificadas através de testes práticos, por exemplo. Entretanto, também é possível fazer o movimento oposto: ao invés de encontrar o profissional com as hard skills que a empresa precisa, ela pode apenas capacitá-lo.

Mesmo que seja um pouco mais instintivo imaginar quais seriam essas habilidades, trouxemos algumas:

  • Graduações, iniciações científicas e títulos (mestrado e doutorado, por exemplo);
  • Cursos e treinamentos técnicos; e
  • Proficiência em outros idiomas.

Aquela mesma pesquisa do LinkedIn listou as hard skills mais desejadas pelas maiores empresas:

  1. Cloud Computing
  2. Inteligência Artificial
  3. Raciocínio Analítico
  4. Gestão de Pessoas
  5. Design UX

Soft skills e Hard skills: habilidades profissionais

Provavelmente você já viu essa construção por aí: soft skills X hard skills. Muitas pessoas quando vão falar sobre essas habilidades colocam umas contra as outras, mas não veja dessa forma. Todas são características que se expressam em um resultado final: você. Acima de tudo, como pessoa e como profissional, você precisa aprender e desenvolver os dois lados, com o tempo e disciplina.

Com efeito, nenhuma depende menos de você. Lembre-se de ter cuidado! Já dizem por aí que mentira tem perna curta: se mentir sobre hard skills já era um péssimo negócio, imagina sobre soft skills!

Só não esqueça que são conhecimentos complementares: o autoconhecimento – com a construção de saberes para lidar com desafios, consigo mesmo e com o trabalho em time, por exemplo, e o conhecimento técnico – que permite o desenvolvimento das tarefas objetivas para as quais você está na empresa. Para ser um profissional de sucesso, é preciso aprimorar os dois grupos de habilidades. Um gestor, no momento de contratar o seu time, deve montar equipes que atendam ao perfil que procura olhando capacidade técnica e comportamento.

Agora que já sabe um pouco mais sobre as habilidades do futuro, o que está fazendo aqui ainda? Tem uma lista esperando para ser feita e te mostrar quais habilidades você precisa ressaltar e quais precisa de um pouco mais de atenção e desenvolvimento. Só não esquece de voltar e contar para gente como foi esse processo, hein?

Dos nossos disrupters. A equipe de redatores da Ayoo tem o compromisso de entregar conteúdo de qualidade para que cada um dos leitores possa aplicar o conhecimento à sua realidade. Não damos receita pronta, mas ajudamos a direcionar o olhar de forma que cada um possa dar longevidade à sua relevância.

 

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