Sair do modo leitor

6 filmes de empreendedorismo que estão na Netflix

Uma lista de filmes de empreendedorismo? Isso que chamamos de unir o útil ao agradável!

Gestão

Filmes de empreendedorismo são uma ótima inspiração. Eles dão uma injeção de ânimo na medida em que você se conecta com a história da tela e tende a se colocar no lugar do personagem da trama: “será que eu faria o mesmo em seu lugar?”. Com isso, sente vontade de experimentar o que ele aplicou para ter sucesso e consequentemente aparece o desejo de se movimentar.

Os filmes de empreendedorismo têm uma lição. Cada título pode te ajudar a ter o insight que faltava ou fazer com que você veja o rumo da sua empresa de um jeito diferente. Não apenas as reais, quanto as fictícias, são histórias com exemplos de superação, planejamento, erros, acertos, determinação, perseverança e conquistas. Separamos uma lista de títulos que você encontra na Netflix, mas, atenção: contém spoiller. (Se não viu algum dos filmes, leia só o título da obra).

Quais os filmes de empreendedorismo muito motivadores?

O cinema, além de entreter, pode ser também uma grande fonte de inspiração e motivação. São muitos os filmes de empreendedorismo, talvez provavelmente porque a superação de barreiras esteja no DNA dos negócios e dos inventores. Muitos mostram aqueles que começaram do zero e alcançaram sucesso. Ou que tiveram experiências transformadoras de persistência e superação que são ótimo exemplo pra vida. É provável que você já tenha visto parte da lista. Mas fizemos essa seleção para você ver ou rever com um novo olhar:

1. Forrest Gump

Apesar de ter sido lançado em 1994, Forrest Gump é um dos mais famosos filmes de empreendedorismo e não é por acaso que ele ocupa o primeiro lugar da nossa lista.

Foto: Divulgação

Ano: 1994
Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Gary Sinise e Robin Wright
Prêmios: 9 Oscars ao todo, incluindo de Melhor Filme e Melhor Ator, para Tom Hanks

Um dos melhores filmes sobre empreendedorismo e superação! Mesmo com QI abaixo da média, sendo alvo de brincadeiras maldosas na infância, Forrest consegue participar da Guerra do Vietnã para salvar vidas e fazer uma maratona que mobilizou centenas de pessoas. A partir daí, o filme mostra uma sucessão de conquistas, algumas pela sorte, é verdade: ele se torna proprietário de uma rede de restaurantes especializados em camarão e sócio-fundador da Apple. Uma das lições deixadas para o público é que a positividade e a abertura a novas possibilidades podem facilitar o processo de conquista dos objetivos.

Gump não se comparava com os outros. Principalmente como empreendedor, ao se comparar o tempo inteiro com a concorrência, existe um risco de você se paralisar e não conseguir executar o planejamento por pensar que o negócio não alcançará o sucesso almejado. Focar no simples e fazer sempre o que for possível para crescer, não ter a ansiedade de prever o destino, mas sim apreciar a sua jornada como empreendedor a cada dia com muita dedicação ajudam a encontrar o sucesso.

2. À procura da felicidade

Além do espírito empreendedor, filme explora a relação pai e filho.

Foto: Divulgação

Ano: 2007
Diretor: Gabriele Muccino
Elenco:Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith.
Prêmios: Oscar e Globo de Ouro de Melhor Ator

Chris Garden, interpretado por Will Smith, é um pai solteiro com sérios problemas financeiros e tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor e sustentar seu filho Christopher (Jaden Smith). Chris consegue um estágio não remunerado em uma corretora de ações bem reconhecida e espera que no fim do programa de estágio seja contratado. Porém, sua instabilidade financeira não espera isso acontecer, e resulta no despejo do vendedor e seu filho. Ao dormir em abrigos, estações de trem, banheiros de estabelecimentos e etc, Gadner tenta manter a esperança de que dias melhores virão, tendo Christopher como motivo para ter persistência e não desistir. O filme é um verdadeiro show sobre como aprender a lidar com os desafios, mesmo com pouca perspectiva do futuro.

3. Fome de poder

Um daqueles filmes sobre empreendedorismo que nos ajudam a ver os bastidores dos impérios.

Foto: Divulgação

Ano: 2016
Direção: John Lee Hancock
Elenco: Michael Keaton, Nick Offerman, John Carroll Lynch

Polêmico! Conta a história de ascensão da rede McDonalds. O protagonista pode não ser tão ingênuo como aparenta ser, muito pelo contrário. Mas você vai se impressionar com a revolução que Ray Kroc fez na maneira de vender hambúrgueres. Acima de tudo, como conseguiu escalar a lanchonete para um modelo de franquias que hoje conta com 37 mil lojas em 119 países.

A história se passa nos Estados Unidos na década de 1950, época em que Kroc conhece os irmãos Mac e Dick McDonald e o sistema “speedee”: os cozinheiros são dispensáveis, já que cada funcionário tinha uma só tarefa, agilizando o processo de uma maneira muito parecida às linhas de montagem do Fordismo. Mas esteja pronto para as reviravoltas.

Essa prática se uniu ao produto vendido por Ray, um multi-misturador para milk-shakes que oferecia porta a porta. Inegavelmente, essa é uma das primeiras lições dos melhores filmes sobre empreendedorismo: é fundamental acreditar no seu negócio e persistir, senão é impossível fazê-lo crescer. Uma ideia só é brilhante quando balanceia o que é tecnicamente viável de ser produzido com a necessidade do mercado. Decerto há um baita debate ético a ser feito em paralelo sobre os métodos empregados. Certamente o Big Mac que muitos adoram passa a ter outro sabor depois de conhecermos sua história!

4. Um senhor estagiário

Gerações, experiência, diversidade e propósito são alguns dos temas no filme.

Foto: Divulgação

Ano: 2015
Direção: Nancy Meyers
Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo

Uma baita lição de carreira e liderança! Ben Whitaker é um senhor de 70 anos, com a vida financeiramente estável, que posteriormente à sua aposentadoria como executivo, vai ser estagiário de uma grande empresa de e-commerce para dar novo sentido à vida. A CEO, Jules Ostin, é uma workaholic assumida que começa a mudar sua forma de pensar e agir graças aos ensinamentos desse experiente estagiário. O filme aborda ainda, de maneira doce e graciosa, temas como cultura organizacional, propósito e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Dessa maneira, seria negligência nossa falar sobre filmes inspiradores e não citar “Um senhor estagiário”. A partir do longa, podemos entender que não tem uma hora certa para recomeçar. Por fim, devemos estar prontos para desaprender e aprender de novo, desde que haja disposição para fazer algo diferente e dar o seu melhor de si.

5. O menino que descobriu o vento

Além do empreendedorismo convencional, filme traduz persistência e foco na dor.

Foto: Divulgação

Ano: 2019
Direção: Chiwetel Ejiofor
Elenco: Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor, Aïssa Maïga
Prêmios: NAACP Image Award de Melhor Diretor em um Filme

Se pudéssemos definir esse filme em uma palavra seria persistência. Todo empreendedor precisa estar fortemente ligado à dor que quer resolver no mundo. “O menino que descobriu o vento”, antes de mais nada, mostra alguém que tinha uma motivação fortíssima para não desistir do seu propósito. 

Lendo um livro na biblioteca da escola, um menino que vive numa região muito pobre decidiu criar um moinho para ajudar a sua comunidade a ter água para a plantação no período de seca. Com toda certeza, em meio a desafios gigantescos, surpreende a todos pela sua capacidade técnica e pela liderança. Baseado em uma história real, fala sobre a importância da rede familiar e como uma pessoa determinada pode impactar toda a comunidade, com foco na importância da educação e vontade de aprender independentemente de idade e condições financeiras. Embora possa não estar nas listas dos filmes sobre negócios que vemos por aí, é tão inspirador quanto. Vale conferir o trailer!

6. A grande aposta

Mais do que a capacidade de adaptação, filme trata importância de se antecipar e estar atento às tendências.

Foto: Divulgação

Ano: 2015
Direção: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling

Baseado no livro “A Jogada do Século”, escrito por Michael Lewis. A história se passa durante a crise financeira de 2007 nos Estados Unidos e conta como o empresário Michael Burry viu o mercado imobiliário quebrar muito antes de qualquer sinal de que isso fosse acontecer. Visionário ele, né? Michael, interpretado por Christian Bale, resolve investir muito dinheiro do seu fundo ao apostar que o sistema imobiliário americano quebraria. O mercado e os investidores não acreditaram nele, ainda mais porque não é comum apostar contra o sistema e estar certo.

Empreendedores precisam exercitar essa visão de futuro, de ler sinais e antever cenários, do que pode acontecer se tais e tais fatores influenciarem. Você pode ler mais sobre o futuro dos negócios nesse artigo. Em síntese, de serem jogadores de xadrez. Se você fechar os olhos para as mudanças do seu mercado, é provável que só perceba o estrago quando ele já estiver bem feio e não seja mais possível reparar os danos.

Filmes de empreendedorismo: trabalho com diversão!

É verdade que muitos trazem uma versão polida, romantizada e até um pouco forçada dos fatos. Porém, além do entretenimento garantido, o cinema é uma boa fonte de inspirações e insights podem surgir a partir do que é retratado, embora não sejam fiéis ao que aconteceu. Inúmeros filmes de empreendedorismo retratam histórias motivacionais, sejam elas de ficção ou baseadas na realidade. Geralmente, são sobre pessoas que, apesar de todas as dificuldades, tiveram coragem de inovar e persistência quando as coisas não pareciam tão boas para depois conquistarem seu espaço.

Está esperando o quê? Aproveite para colocar esses filmes de empreendedorismo na sua lista da Netflix para expandir sua visão sobre o dia a dia no mundo dos negócios. Grandes referências estão disponíveis para, sem dúvidas, enriquecer seu repertório cultural e trazer reflexões fora da caixa.