Um conteúdo feito com qualidade sempre tem boa chance de atrair audiência através de qualquer canal. Mas no caso das empresas, não é só isso que importa. O engajamento das pessoas com os canais da sua marca é essencial para provocar oportunidades de negócios.
Como é o posicionamento do seu negócio nas redes sociais? O que você faz para marcar a sua presença no Facebook, Instagram ou Twitter e conquistar um bom engajamento dos seus seguidores?
O que é engajamento?
De modo genérico, é um jeito de avaliar numericamente a disponibilidade das pessoas de reagirem aos debates propostos pela sua marca nas redes sociais. Costuma-se calcular a relação entre os números de interações nos posts (comentários, curtidas, compartilhamentos, dentre outros) e o número de seguidores do perfil.
Para que haja um grande volume de engajamento, você deve conhecer a opinião do público. Não existe diálogo acalorado sem responder comentários e, principalmente, sem oferecer um suporte a eventuais problemas. Você precisa demonstrar dedicação e cuidado. Em outras palavras, a sua marca não só pode, mas deve ser humana. Esse retorno pode acontecer no próprio site, mas é nas redes sociais que ele se dá com maior frequência. Com uma execução e gestão eficiente, o engajamento digital promove o crescimento e a lealdade dos clientes com a empresa.
A interação com o público é uma excelente forma de você saber se seus clientes e clientes em potencial estão satisfeitos com a experiência que tiveram com você.
Por que o engajamento é importante?
As redes sociais surgiram com o objetivo de conectar pessoas, criar relacionamentos. Logo, quanto mais relevante você (marca ou pessoa) for para o usuário, mais as plataformas entendem que estão sendo desenvolvidos relacionamentos. Assim, maior é a chance do seu conteúdo aparecer para o seu público mais vezes e em destaque. A relevância é medida pelas plataformas e, dentre os fatores usados na equação, está o engajamento de seus seguidores com seu conteúdo.
Como envolver os seguidores nas redes sociais?
1. Crie diálogos
Sempre converse com as pessoas em seus posts, estimule que aquela conversa seja levada adiante e que possivelmente provoque novas discussões sobre diversos temas.
2. Force diálogos
Todo mundo sabe quando recebe uma mensagem automática. Fale com seu público com autenticidade e de forma customizada, nada genérico. Crie conversas de forma ativa também. Inbox ou no comentários, vá além do emoji e nunca responda parecendo um robô. Textos como “agradecemos o seu comentário” e nada são a mesma coisa.
3. Produza um conteúdo relevante
Se o que você posta não for interessante, não se anime. Ninguém vai querer conversar com alguém que reproduz assuntos chatos e desinteressantes. Nem com aquela marca que fica o tempo todo fazendo panfletos digitais, empurrando seu catálogo na timeline dos outros. Use a sua criatividade e simpatia na hora de pensar em criar algo para o seu público.
4. Busque sempre o máximo de possibilidades de gerar engajamento nas redes sociais
Seja utilizando os recursos das plataformas ou até mesmo perguntando ao seus seguidores o que eles desejariam ver no seu perfil. Além de gerar um engajamento digital honesto, eles verão que você está preocupado com suas opiniões e desejos. Isso sempre em harmonia com a cultura e o propósito do seu negócio.
5. Seja autêntico
Seu concorrente fez algo legal? Ótimo para inspiração. Não é porque fez sucesso no perfil dele que vai dar certo no seu. Procure o seu jeito de se comunicar com seus seguidores que a conversa fluirá muito mais naturalmente.
Seguidor, cliente e fã
Marcas que conseguem consumidores engajados vão além da empatia e satisfação. Os clientes se tornam fãs e desenvolvem uma relação de admiração. Tornam-se verdadeiros embaixadores de produtos e serviços. Quando o engajamento digital decola, seus seguidores serão o grande canal de distribuição do seu conteúdo.
Outra dica que damos é: crie empolgação utilizando a curiosidade, ou seja, crie posts com informações limitadas para provocar a audiência e gerar engajamento. Aproveite para usar as palavras por que, como, o que, onde, qual, quem e quando para ativar os gatilhos e engajar ainda mais os usuários. Assim, você trabalha mais de um aspecto para instigar a curiosidade. Contudo, os conteúdos devem ser relevantes.
Só engajamento resolve meu negócio?
Muita atenção para não se deixar seduzir pelo narcisismo das redes sociais! Se você não é digital influencer, mas pretende transacionar, ou seja, vender produtos e serviços, engajamento é meio, nunca final. Apesar de ser muito importante, a interação com o público on-line se torna mera métrica de vaidade se não converte em vendas. Faça, naturalmente, o caminho dos seus seguidores pelo seu funil de marketing, criando o interesse que futuramente tem o objetivo central de vender seu produto ou serviço. Claro que sem forçar, pra não virar chato.
E aí, preparado para gerar o melhor engajamento já visto no seu perfil? 😉