Sair do modo leitor

B2B e B2C: o que significam essas siglas no mundo dos negócios?

Gestão

Para quem você vende? Isso costuma ser a definição central para muitos negócios. Por isso, é muito comum vermos executivos dividindo seus negócios entre B2B e B2C. Mas como (ainda) máquinas não tomam decisão de compra por si mesmas, todo negócio é na ponta uma relação entre pessoas.

Mesmo que seu produto ou serviço resolva a dor de uma empresa, você estará, em essência, resolvendo problemas de pessoas. E, sobretudo, negociando com pessoas. Por isso, negócios B2B e B2C devem lembrar de olhar a dor que está na raiz do que você pode resolver.

Mas o que é B2B e B2C?

Antes de respondermos sobre as diferenças entre B2B e B2C, que no final do dia, são siglas, vamos pegar carona na reflexão de uma frase de Chip Conley, hoje conselheiro estratégico, mas ex-diretor de hospitalidade do Airbnb:

“Não me importo se estamos no mundo de B para B, de B para C, de C para C ou de A para Z, os negócios são basicamente de H para H: de humanos para humanos.”

Mas, certamente, não deixaríamos você ir embora com curiosidade sobre as siglas muito usadas especialmente no e-commerce. Portanto, lá vai um glossário:

Siglas mais comuns:

Além do B2B e B2C: outras siglas para tipos de negócios

Onde está a melhor oportunidade?

Cada nicho tem seus prós e contras. Antes de escolher focar entre B2B e B2C, perceba que não há, necessariamente, caminho mais fácil. As empresas compram em maior volume, mas compram por motivos diferentes das pessoas físicas. Temos até um artigo que trata dessas peculiaridades que poderá ser útil para quem quer empreender nesse tipo de mercado.

Mas quem está em negócios B2B e B2C, ou qualquer outra sigla que você escolha, nunca pode perder de vista que é o tamanho da dor que você resolve no mundo que determina o valor do seu negócio.