Um dos desafios dos carros elétricos está no tempo gasto para carregar suas baterias. O Aion V chega ao mercado com a promessa de ser um SUV elétrico que recarrega de 0 a 80% em apenas 8 minutos.
Com 600 km de autonomia, o SUV elétrico tem bateria de grafeno, material com excelente condutividade elétrica, produzido pela marca em grande escala e com baixo custo.
Os resultados apresentados no evento teste são equivalentes aos números obtidos em testes internos da empresa. Para garantir a carga em tão pouco tempo, porém, serão necessários carregadores de última geração. O GAC Group afirma que serão instalados 100 carregadores ultrarrápidos até o final do ano, o que ainda pode ser pouco para um país populoso como a China.
Além do carregamento ultrarrápido, em julho, a fabricante anunciou também que o modelo será o primeiro do mundo equipado com tecnologia 5G, com preço inicial de € 20.100 (cerca de R$ 126.500, na cotação atual). A versão “3C” tem um alcance padrão de 500 quilômetros.
SUV elétrico precisará usar carregador especial
A Aion existe na China como uma submarca do Guangzhou Automobile Corporation (GAC) Group, voltada especificamente para veículos elétricos. Atualmente, a montadora vende quatro EVs, além de seu Aion V SUV.
No multiplicador de carga 3C, o GAC Aion EV cobrou 0-80% em 16 minutos e 30-80% em 10 minutos. Em 6C, o carregador rápido do GAC Aion alcançou tempos de carregamento de oito minutos para 0-80% por cento e menos de cinco minutos para carregar de 30-80%. Após um novo relatório na semana passada, houve rumores de que o GAC Aion tinha um carregador rápido ainda mais poderoso para compartilhar. No entanto, até agora que 480 kW é o máximo atual.
Durante a demonstração, o GAC Aion disse que sua bateria baseada em grafeno pode carregar até 880 volts, quase o dobro da voltagem operacional da maioria das baterias EV hoje. Além disso, a bateria viu uma corrente de carga máxima de 560 amperes, fornecendo uma potência de carga de até 480 kW. No multiplicador de carga 6C, o GAC Aion afirma que seu carregador rápido pode adicionar 200 km (124 milhas) de alcance em cinco minutos de carregamento e carregar a bateria EV de 0-80% em oito minutos.
A montadora já implementou uma estação de carregamento rápido em Guangzhou e planeja construir mais 2.000 até 2025. Mesmo com 480 kW de potência de carregamento, o A480 da Aion fica bem acima de outros carregadores rápidos e 230 kW acima dos atuais Superchargers Tesla. É interessante que a montadora tem planos para mais de 2.000 estações de recarga nos próximos quatro anos também. Especialmente porque o Aion V parece ser o único próximo EV capaz de atingir essas velocidades de carga, e não será lançado até setembro mais cedo. O próximo passo será esperar que o Aion V SUV elétrico seja oficialmente entregue na China e ver que tipo de especificações o EV pode atingir.
Fonte: Inside EV e GAC Motors