Transformação digital: saiba como não ficar para trás

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A transformação digital não é um produto ou uma solução disponível para compra, mas a adoção de uma série de processos em todos os setores de um negócio que tenham relação com TI – tecnologia da informação. É uma mudança cultural na maneira de administrar os negócios, fazendo qualquer organização ser mais eficiente e ágil, potencializando seu crescimento ao romper com o jeito tradicional de administrar.

Pensar transformação digital não é mais um aditivo, ou diferencial de mercado. É uma exigência para empresas que queiram sobreviver. Agendas de papel, prontuários manuais, arquivos ocupando salas inteiras e muitos outros exemplos não cabem no século XXI. Apesar de não ser um tema novo, ainda existe resistência, desconfiança, bloqueio e incerteza de alguns empreendedores em virar essa chave.

O que é transformação digital?

A transformação digital é o termo usado para explicar a passagem inteligente dos processos empresariais antes feitos de forma analógica para um meio digital. Dos controles de estoques até o gerenciamento de relacionamento com os clientes, temos hoje ferramentas que, na prática, tornam os processos mais simples, automáticos, cômodos e otimizados.

Em um cenário econômico cada vez mais desafiador, com consumidores mais criteriosos e menos impulsivos em compras, o empreendedor precisa acompanhar essas modificações resultadas dos grandes avanços tecnológicos, conhecer as novas tendências de mercado e realizar adaptações nos ambientes físico e digital da sua marca. Também vale repensar as estratégias de comunicação de acordo com a personalidade de cada cliente.

Para que a transformação digital nas empresas aconteça com êxito, é preciso que os desafios sejam enfrentados com firmeza. Neste cenário cresce também o interesse pela sustentabilidade empresarial em seus aspectos ambiental, econômico e social.

Muita atenção: comprar um computador e instalar um software de qualquer operação que seja não quer dizer que você tenha cumprido a etapa de transformação digital. A cultura da automação deve ser usada com seu potencial. Há muitos casos em que somente se muda o suporte: a caderneta de fiado passa para um arquivo de texto, ou a agenda de consultas vai pra uma planilha. Não é porque está num computador que o processo se tornou digital, combinado?

Quais os impactos da transformação digital?

O digital vem causando mudanças consideráveis na forma como as pessoas pensam e consomem. A tecnologia nas empresas, com ferramentas cada vez mais inteligentes, estruturadas e fáceis de usar, quando não adotada como parte da rotina e do planejamento, tira completamente a organização de um jogo que está cada vez mais competitivo e profissional.

É impossível ignorar as competências das ferramentas digitais. Mesmo as empresas mais presas ao passado utilizam a digitalização em algum nível em seus negócios. No entanto, muitos empreendedores ainda deixam de utilizar todos os recursos feitos para otimizar tempo e processos. Por falta de visão, de habilidade ou das duas coisas, perdem oportunidades e desperdiçam recursos valiosos.

Manter uma abordagem inovadora, estratégias bem definidas, liderança forte e bem preparada, além do trabalho em equipe, estão entre os fatores fundamentais para garantir que seu negócio prospere e conquiste o mercado. A migração precisa acontecer e deve contar com a boa vontade da empresa, sob risco de boicote com aquele pensamento de “fiz sempre assim, não preciso mudar”.

Tentar inserir uma nova tecnologia nas empresas pode ser mais desafiador do que parece para quem já vive o cenário digital como parte da rotina. Existem adversidades comuns nesta transição. Apesar destes desafios tecnológicos especialmente na qualificação do time e da adoção das novas rotinas, os ganhos compensam com folga o investimento.

Pensando em tendências mais relevantes da transformação digital, temos:

  • A análise de dados como ferramenta para decisões

O uso do processamento de dados e das informações geradas nesse processo não é uma novidade, elas sempre foram fundamentais para diversas decisões estratégicas. Mas a realidade mostra que temos uma melhoria no tratamento desses dados e uma apuração cada vez maior das informações.

  • Os dispositivos móveis e a era digital

Responsáveis por sermos tão conectados atualmente, os dispositivos móveis contribuem de forma direta no momento de decisão dos consumidores e as novas tendências de consumo. Assim, para uma eficaz transformação digital nas empresas, é preciso que os empresários concentrem seus esforços na criação de soluções e conteúdos especificamente para o formato de Smartphones e tablets. Tanto para seus colaboradores quanto para clientes.

  • A influência da inteligência artificial

A tecnologia nas empresas está se tornando cada vez mais elaborada. Nos processos produtivos, ela será responsável pelo aperfeiçoamento da automação, transformando cada vez mais o relacionamento homem-máquina. Para as empresas, o caminho natural será investimentos em inovação, capacitação e capital humano cada vez mais especializado. Ferramentas de inteligência artificial ajudam a prever tendências e até mesmo a iniciar diálogos com clientes em chatbots, usando a hora-trabalho de sua equipe para aquilo que exija habilidades humanas.

Dica: Identifique em que estágio sua empresa se encontra

Muitas empresas, ao explorar essas novas possibilidades, acabam comprometendo o próprio empreendimento devido ao mau uso da tecnologia e desconhecimento das ferramentas. Por isso, nesse contexto é preciso se adaptar e criar novas formas de atrair, engajar e fidelizar seus clientes.

O primeiro passo para transformar seu negócio digitalmente é identificar em qual estágio de avanço ele se encontra. Geralmente, as organizações podem ser classificadas em quatro fases digitais:

1ª Fase: Na fase mais carente de desenvolvimento se encontram as empresas com alta adesão dos processos analógicos e resistência do grupo gestor a investir em novos instrumentos.

2ª Fase: Encontram-se os ambientes que já estão em processo prático de implementação de suas tecnologias, mas que contemplam baixa interação entre a equipe.

3ª Fase: Momento que já existe a transformação digital nas empresas, em diferentes setores, no entanto, as tecnologias utilizadas ainda não atendem às expectativas da marca. Nesse caso, os gestores devem solicitar estudos de aplicabilidade de novas tecnologias.

4ª Fase: Caracterizada pelas empresas mais desenvolvidas, que atingiram o grau máximo de transformação digital, empregando em seus processos tecnologias altamente eficientes, aliadas a uma harmoniosa interação com seus funcionários. Colaboradores de instituições nesse estágio tornam-se mais engajados com a corporação, incorporando conceitos como a mobilidade.

Reconhecendo o estágio em que sua empresa se encontra, é hora de criar um plano de transformação digital. Ele nasce da análise inicial sobre quais resultados você quer atingir no curto, médio e longo prazo. Essa análise é muito importante para te orientar sobre quais processos adotados estão prejudicando a evolução da marca e precisam ser modificados.

A transformação digital está a todo vapor e se tornar ainda mais intensa nos próximos anos. Não utilizar as ferramentas à disposição é desperdiçar recursos e perder competitividade num momento em que a disputa pela atenção e pelo dinheiro dos clientes está cada vez mais acirrada. Vai ficar de fora do jogo?

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