Ele é muito utilizado em Marketing e Publicidade, afinal, é uma ferramenta tão importante para a história da humanidade quanto a roda. Mas você sabe o que é storytelling? Acompanhe a gente para ver que é possível vender mais contando boas histórias e entrelaçando o seu produto à vida dos clientes. Os enredos atraentes destacam-se por ter a capacidade de estreitar a relação entre uma marca e seus potenciais consumidores. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através da narrativa.
Você é bom na arte de contar histórias? Saber o que é storytelling e dominar a sua técnica vai ajudar a melhorar essa sua característica. Nos negócios, quando aliadas a um propósito sólido, as histórias tornam-se veículos poderosos para que uma marca venda mais que um produto. Por isso, venda uma razão de estar no mundo. Quem são as pessoas que fazem a sua marca? De onde vem o nome da sua empresa? Como surgiu a ideia para entrar nesse nicho? O que motiva seu time? Qual foi o dia mais emocionante desde que o trabalho começou? São infinitas as perguntas que podem ser respondidas utilizando esse recurso.
O que é storytelling?
Esse termo em inglês pode ser traduzido como “narrar ou contar uma história”. De modo geral, o “story”, estaria ligado à nossa parte criativa e o “telling” às narrativas em si. Ou seja, são as formas como contamos e registramos um conteúdo.
A visão de Luiz Candreva, futurista, nosso head de inovação aqui na Ayoo, a coisa é além.
“A maior tecnologia já inventada, por trás de todas as outras conquistas é o storytelling, é nossa capacidade de transmitir experiências e crescer com elas. Não há como uma nova tecnologia correr o mundo todo se não for contando para mais alguém. Não é todo mundo que descobriu aquela solução: quem descobre, compartilha o conhecimento e permite que a evolução siga avançando mais rapidamente, com base no que foi transmitido anteriormente.”
Contar histórias para fazer negócios
No marketing, usa-se o termo storytelling de forma um pouco mais restrita: trata-se do um conjunto de técnicas utilizadas para construir narrativas que criem uma conexão mais profunda com o interlocutor e transmitam uma mensagem impactante. Sendo assim, são formas de roteirizar a fala para que se mantenha a atenção plena do público para o que está sendo contado.
Essa história contada deve conter alguns elementos como principalmente:
- Início, meio e fim;
- Ambiente;
- Conflito e solução;
- Impacto (sua mensagem precisa gerar a sensação de transformação no interlocutor).
Os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. Vídeos bem construídos, com uma trilha sonora que ajude a construir a ambientação, transmite a essência do porquê você vende. É o princípio descrito pelo professor Simon Sinek no seu conceito de golden ciclo: as pessoas não compram o quê você faz; elas compram o porquê você faz.
Por isso, para colocar em prática a mensagem contida nesta grande lição, nada melhor do que dominar a arte de contar histórias. Mesmo que você tente explicar as melhores características técnicas de um produto, se sua marca conseguir transmitir uma mensagem impactante sobre seu propósito, o resultado será muito maior.
4 razões para acrescentar o storytelling na sua estratégia de marketing
1. Criar maior conexão com o seu público
Se as histórias tornam sua empresa mais humana, consequentemente você estará mais próximo do seu público, que passará a confiar mais em você e no que você tem a oferecer. Com isso o cliente tem muito mais chance de tornar-se fiel defensor da marca.
2. Cativar a audiência
Conte algo que seja real ou pelo menos baseado em fato reais, e evoque sentimentos e emoções do receptor. O importante é não escrever histórias falsas ou insistir que ela é verdadeira quando todos sabem que não é. Além disso, a narrativa deve estar sintonizada com a essência da sua marca. Não adianta tentar forçar aquilo que não cabe, só por estar na moda.
3. Aumentar o conhecimento e afinidade com a marca
O Storytelling é a técnica essencial para transmitir a essência de uma empresa, seja por meio de histórias narradas pela própria companhia ou até mesmo criadas pelos seus próprios usuários. E isso vai fazendo com que o público se identifique ou crie uma afinidade com a sua marca.
4. Alavancar as vendas
As chances dos usuários comprarem mais quando conhecem melhor a marca, sua história e características de quem está por trás disso tudo são bem maiores. Além de se sensibilizar com o storytelling, o público sente que faz parte da sua empresa e acaba tendo prazer em contribuir ainda mais com o crescimento do negócio.
A arte de contar histórias deve ser desenvolvida com prática aliada ao bom-senso. Hoje nada passa em branco. Algo que seja interpretado como inadequado ou de mau-gosto pode ser a sua própria ruína. Jamais tente enganar quem está consumindo seu conteúdo. As pessoas podem se sentir traídas e cortar de vez a relação com a marca.
Também não adianta tentar construir uma campanha baseada em belas histórias se sua marca tem como objetivo apenas vender, empurrando produtos goela abaixo do cliente. É preciso haver coerência entre os valores que são apresentados ao público.
Dicas práticas de como construir histórias cativantes
Na parte mais técnica, seguem alguns exemplos de storytelling mais comuns:
- Trajetória do herói
Geralmente uma pessoa com uma vida comum, percebe que há um problema a ser resolvido e procura alguém para te ajudar e apoiar nisso, como um mentor.
- Problema de todos
Apresentar um problema que muitas pessoas têm ou algo que um grupo passa. Ao mostrar como você encontrou a solução para aquela dor, que afetava muita gente, quem ouve poderá ser tocado através da empatia. A construção da reputação acontece pelo mecanismo de sentir aplacada em si a dor que era do próximo.
- Do lixo ao luxo
Também podemos dizer: do fracasso à fama. Esse é um dos mais conhecidos exemplos de storytelling. O nome já fala por si só, mas nesse caso, o personagem enfrenta um problema, ou, no popular, passa um belo perrengue. Algo acontece em sua vida e que faz com que ele se sinta completamente fracassado. Se houver reveses e obstáculos, mostram resiliência, perseverança, vontade de vencer.
Por não desistir e buscar reverter essa situação de todo jeito, geralmente buscando conhecimento e atingindo o sucesso. O público geralmente se identifica nesse exemplo, pois todos já se sentiram frustrados alguma vez e têm a esperança de que, sendo fortes, a superação acontecerá.
Agora que você já entendeu o que é storytelling, está mais disposto a usar na sua empresa? Com honestidade e sensibilidade, é uma tática de marketing eficaz para a construção da reputação de marcas com um forte propósito!