Sair do modo leitor

Veículo aéreo elétrico da Rolls Royce voa pela primeira vez

A aeronave Spirit of Innovation de alta velocidade e totalmente elétrica da Rolls-Royce voou pela primeira vez. O vôo inaugural do veículo aéreo elétrico ocorre seis meses após as primeiras tentativas de táxi e um ano depois da decolagem originalmente programada. 

O programa agora passará para uma fase de testes de vôo mais intensa para coletar dados sobre a potência elétrica da aeronave e o desempenho do sistema de propulsão, e culminará em uma tentativa de voar a mais 480 km/h. A tradicional fabricantes de carros visa entrar no mercado de eVTOLs com seu veículo aéreo elétrico.

Montadora mira em veículo aéreo elétrico.

Em 15 de setembro de 2021 às 14h56 BST, o avião a hélice speedster decolou do local Boscombe Down do Ministério da Defesa do Reino Unido fora de Amesbury, Wiltshire, Inglaterra para um vôo de 15 minutos. Isso faz parte do programa Acelerando a Eletrificação do Voo (ACEL) que busca também estabelecer um novo recorde de velocidade do ar com propulsão elétrica.

A aerodinâmica remonta aos aviões de corrida clássicos da década de 1930. No coração, está o que a Rolls-Royce afirma ser a bateria com maior densidade de energia já montada para uma aeronave. Isso consiste em uma bateria de 6.000 células que perfuram 400 kW (536 bhp) a 750 V através do trem de força elétrico e pode atingir uma saída máxima de 750 kW (1.000 bhp) com um radiador de resfriamento do Active Thermal Management System para impedir o sistema de superaquecimento.

As baterias operam três e-motores leves YASA 750R para girar o trio de lâminas eletricamente acionadas da hélice única girando a 2.400 RPM para um passeio mais estável e uma eficiência energética de até 90 por cento. Além disso, os sensores monitoram o desempenho de 20.000 pontos no trem de força.

Conquista dos céus

“Estamos focados em produzir os avanços tecnológicos de que a sociedade precisa para descarbonizar o transporte aéreo, terrestre e marítimo e capturar a oportunidade econômica da transição para o zero líquido. Não se trata apenas de quebrar um recorde mundial; a bateria avançada e a tecnologia de propulsão desenvolvida pois este programa tem aplicações interessantes para o mercado de Mobilidade Aérea Urbana e pode ajudar a tornar o ‘jato zero’ uma realidade. “, afirmou Warren East, CEO da Rolls-Royce. A empresa deve seguir com novos investimentos para desenvolver o veículo aéreo elétrico.