Sair do modo leitor

O que é MVP: do significado à prática

Gestão

O mundo dos negócios está cada vez mais tomado por siglas de termos em inglês que parecem complicados, mas na verdade são instrumentos para facilitar a sua vida. É importante saber o que é MVP, NPS, SEM, OKR e tantas outras.

Caramba, mais uma sigla que você não tem a menor ideia do que significa ou para quê funciona? Relaxa, vamos lá descobrir o que é MVP e para que podemos aplicar esse conceito.

O que é MVP?

Se você não sabe o que é MVP, vamos começar sobre destrinchar a sigla: essas três letrinhas correspondem a Minimum Viable Product. Ou seja, produto minimamente viável. Trata-se de uma versão mais simples do seu produto final, que funciona para testar hipóteses uma vez inserida no mercado.

Um jeito de sintetizar essa ideia, é a frase pra lá de objetiva da COO do Facebook, Sheryl Sandberg, que provavelmente você já ouviu por aí:

“Melhor feito do que perfeito.”

Entenda um MPV como uma versão beta, com todas as características importantes que serve não só para ver como seu público reage a ele, mas também para quebrar a cara: no MPV é a hora de errar e aprender para chegar a um produto final mais assertivo.

MVP e a proposta de valor

Apesar de ser um conceito de marketing, a proposta de valor é fundamental em todas as etapas de um processo, da ideação à finalização. Estamos falando dos fatores que determinam o valor da sua marca ou produto para os clientes, é aquilo que vai fazê-los comprar de você e não de um concorrente. É a essência do propósito que move sua empresa.

Sintetizando, a proposta de valor deve:

É imprescindível que o MVP, apesar de ser a versão mais simplificada possível, seja extremamente fiel à sua proposta de valor, até porque ela também será testada nesse processo. Lembre que cada vez mais as pessoas buscam um porquê na escolha dos serviços e produtos que consomem.

Persona: marketing mais assertivo ao conhecer perfis dos clientes

Apesar de não ser uma sigla, anote para ter no vocabulário de empreendedor este termo: persona. Marketing, hoje, é uma ciência baseada em dados e esta palavra representa seu cliente ideal, seu público. É uma estratégia para materializar essas pessoas, às vezes tão abstratas e distantes, para mais próximo e enxergar melhor todas as suas nuances.

Mas por que é tão importante em um MVT definir uma persona? Marketing bem feito tem que ter estratégia e já estamos cientes que a resposta sobre o que é um MPV compreende um período de testes, certo? Imagina então testar com os elementos ou pessoas erradas… os resultados vão vir tão errados quanto! Se o seu produto foi pensado para adolescentes que gostam de KPop, por exemplo, testar com idosos amantes de ópera não vai te dar nenhuma das respostas que precisa.

A construção de um MVP

Vamos bater nessa tecla: construção. Mais do que saber o que é MVP é preciso compreender que não é um fim, é um processo em construção. Você começa com o mínimo produto viável e vai aperfeiçoando aos poucos, oferecendo versões cada vez mais aprimoradas até que a versão final dele esteja no mercado. MVP não é um produto incompleto. Desde o ínicio ele tem que cumprir as mesmas promessas da versão final. É como diz Reid Hoffman, fundador do Linkedin:

“Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar.”

Logo, um MVP:

Tentamos aqui responder o que é MVP, com o verbo no singular, mas a verdade é que você vai fazer vários e cada um deles vai te deixar mais próximo do seu produto final. São vários testes rápidos que te mostram se você está no caminho certo. É uma espécie de protótipo mais elaborado, que poderá ser submetido ao mercado. Para serviços, assemelha-se ao soft open.

No entanto, não é uma fórmula mágica, não tem um tutorial a seguir. Você pode conceber e lançar um produto mínimo viável que será com um site, um produto físico ou até um aplicativo com menos funcionalidades, por exemplo. É preciso que você conceba a versão mínima do seu produto final e arregace as mangas porque ela vai te dar as informações que você precisa para tornar sua marca competitiva. Trabalhe para identificar o que é MVP na sua realidade e aprimore os processos da sua empresa.