Ferramentas de busca: você usa todo dia, mas as conhece?

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Está aí uma coisa que a gente usa, arrisco dizer, todos os dias de nossas vidas: ferramentas de busca. Quem não trabalha direta ou indiretamente com elas dificilmente parou para pensar como funcionam ou explorou as menos óbvias e é exatamente essa a nossa pauta de hoje.

Há inúmeras ferramentas de busca. Normalmente, cada país tem a sua preferência bem definida, como vamos ver mais adiante. No entanto, elas trabalham utilizando a mesma lógica, lógica esta que já vai ficar mais clara para você.

O que são ferramentas de busca?

Ferramentas de busca são resultado de programas e/ou sites que se dedicam a localizar informações na internet. Não é nada mais do que um instrumento de pesquisa que utiliza palavras-chave ou categorias, orientado por textos, para encontrar e organizar informações na Web.

Quase sinônimo de buscador, o Google tem como propósito algo que poderia parece muito ambicioso, alguns anos atrás. Olhando hoje, será mesmo que não é o que fazem, a cada segundo?

Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.

Como funcionam os buscadores?

Há uma diferença entre ferramentas e motores de busca. Um motor de busca é resultado de um sistema de software programado para localizar informações guardadas em um sistema computacional a partir, também, de palavras-chave indicadas pelo utilizador. O objetivo principal desses motores de busca, além de encontrar essas informações é reduzir o tempo para tal.

Dito isso, voltemos às ferramentas de busca. Também chamadas de SERP – Search Engine Results Page -, essas ferramentas se baseiam em três pontos:

  1. Rastrear;
  2. Indexar; e
  3. Posicionar.

As ferramentas de busca na internet utilizam esses passos para entregar o melhor resultado de pesquisa para o usuário, mas a forma como os buscadores pesquisam e posicionam os resultados está se atualizando o tempo inteiro. Exatamente por isso que existem metodologias como o SEO – Search Engine Optimization – que trabalha, basicamente, com a otimização de páginas na internet para que as ferramentas de busca consigam lê-las com mais exatidão e, dessa forma, melhorar seu posicionamento.

As ferramentas de busca mais usadas

Como conversamos lá no início, cada país costuma ter sua ferramenta de busca preferida. A primeira coisa que você pode pensar, é que o Google é predominante nesse mercado, mas isso já não funciona exatamente dessa forma. Alguns anos atrás, na Grã-Bretanha, o Google dominava 90% das pesquisas em computadores e 92% das feitas através de celulares. Já nos Estados Unidos, esse número cai e 78% das pessoas que pesquisam pelo computador utilizam o Google.

O Google teve sua ascensão por volta do ano de 2001, por causa da forma como ele trabalha: ordenando gradualmente as páginas de modo que os sites considerados bons são melhores posicionados do que os demais. Ou seja, a relevância é o critério-chave desse buscador. Numa perspectiva geral, o Google domina 94% de todo o tráfego orgânico na internet. Do que é composto esses outros 6%? Vejamos agora as 13 ferramentas de busca mais usadas:

  1. Google;
  2. Bing;
  3. Yahoo;
  4. Ask.com;
  5. AOL.COM;
  6. Baldu;
  7. Wolframalpha;
  8. DuckDuckGo;
  9. Archive.org;
  10. Yandex.ru;
  11. Search Encrypt;
  12. Boardreader;
  13. Ecosla.

Quando era tudo mato… A história dos buscadores

Você sabia que a primeira ferramenta de busca foi denominada de Archie e criada por um estudante de Montreal, chamado de Alan Emtage? Ainda nem existia a World Wide Web, da famosa sigla WWW, e as pessoas costumavam compartilhar arquivos e dados usando Archie em um servidor FTP.

Já em 1993, depois da chegada do WWW, Matthew Gray criou a primeira ferramenta de busca da internet, chamada de Wandex. Este era um robô de computador que utilizava servidores ativos da web. No entanto, ele causou retardação do sistema por causa do acesso da mesma página centenas de vezes ao dia, como seu similar, o Aliweb, que surgiu no mesmo ano e funciona até os dias de hoje.

O Altavista, um dos mais importantes buscadores dos anos 1990 e 2000, deixou de operar em 2013. No ano 2000, ele chegou a ter 20% de todas as buscas do mundo.

E o Brasil?

Nos anos 1990, o Brasil teve um buscador que fez muito sucesso. Era o Cadê?, assim mesmo, com interrogação. Ele funcionava mais como um diretório que organizava as páginas por categoria, como um catálogo de páginas amarelas das antigas listas telefônicas, mas tinha um campo de busca para as páginas que já estavam cadastradas lá dentro. Os usuários contribuíam, sugerindo novos endereços para adicionar. O serviço foi vendido para o Yahoo, anos depois.

Outros sites que fizeram muito sucesso no Brasil foram o Aonde, um dos pioneiros, e o Achei, que dava premiações diárias, em seu início. Radar UOL e o Yahoo.Br foram outros buscadores muito populares entre os brasileiros, especialmente até os anos 2000.

Mas e aí, quais dessas ferramentas de busca você já conhecia? Você aceitou o domínio do Google ou é o diferentão que usa outro buscador? Conta pra gente!

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