A divulgação de conteúdo relacionado a uma marca serve para atrair, conquistar e educar clientes, sendo ponto crucial para uma estratégia de comunicação de sucesso. Com isso, as empresas têm olhado para vários canais de mídia e utilizado meios de comunicação para fazer seu negócio tornar-se mais conhecido e desejado.
Fazer a pergunta “qual o canal ideal para a divulgação do meu conteúdo?” é um ótimo sinal de que a empresa está preocupada em como atrair consumidores de forma sustentável. Por isso, conhecer as características das diversas plataformas permite avaliar quais as mais eficientes para chegar ao seu público, direcionando seus recursos. Vamos, em seguida, entender melhor mídia própria, paga e conquistada, em canais digitais e off-line.
O que é a divulgação através de mídia própria, paga e conquistada?
- Mídia própria: quando o conteúdo produzido é divulgado no canal da empresa. Por exemplo: blog, site profissional, panfleto, revista institucional. Ou seja, trata-se de um lugar no qual a equipe terá controle absoluto do que está dito para o público alvo, sem qualquer intervenção externa sobre produção ou distribuição.
- Mídia paga: plataformas que permitem a empresa ter controle médio do que será divulgado, geralmente com alto custo para anúncios. São, sobretudo, empresas que vendem espaço para divulgação de produtos e serviços cobrando pela visibilidade. Todavia, a marca não tem controle sobre a veiculação. Ex: veículos de comunicação de massa como busdoor, painéis e carros de som e etc; ou publicidade digital, como nas redes sociais através de anúncios ou banners em outros sites.
- Mídia conquistada: canal de comunicação que pertence a terceiros onde a empresa tem divulgação espontânea. Dessa maneira, pode ser através de perfis de influenciadores ou clientes que gerem diálogo. Além disso, como é espontâneo, o conteúdo pode ser positivo ou negativo, assim como o impacto na reputação do negócio devido sua autenticidade.
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Mídia
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Característica:
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Própria
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Paga
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Conquistada
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Domínio sobre a mensagem
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Total
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Parcial
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Sem domínio
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Mensagem
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Positiva
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Positiva
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Otimista ou Negativa
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Exemplos
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Site institucional
Fan page App |
Facebook Ads
Google Ads Outdoor Anúncios |
Imprensa
Publicações de consumidores |
Estratégia de mídia: divulgação on-line ou off-line?
Vantagens da divulgação por canais digitais
Mas qual a principal diferença entre o marketing tradicional, que usa off-line, e o marketing digital, com mídia on-line? A possibilidade de medir, inclusive em tempo real, a eficiência da sua estratégia e, com isso, fazer ajustes para direcionar investimentos.
E os canais off-line são tão funcionais quanto os digitais?
Mídia off-line: a velha escola que funciona
Mídia paga e conquistada off-line
- Rádio;
- Televisão;
- Outdoor e busdoor;
- Jornais impressos;
- Revistas;
- Panfletos;
- Faixas e muitos outros.
Importante lembrar que nos grandes veículos de comunicação – rádio, TV, jornais e revistas – você compra a exposição em tamanho ou em tempo para que seja veiculado seu anúncio para o público que consome aquele meio. Mesmo sendo uma mídia paga, ainda assim, existe a interferência na montagem da grade de programação, por exemplo, especialmente para quem compra para veicular na grade. Em outras palavras, você compra o espaço, mas a distribuição não é sua.
Estes veículos, em sua maioria, têm espaço editorial. Salvo as rádios musicais, os outros costumam ter jornalismo, com reportagens e entrevistas. Neste caso, trabalha-se a mídia conquistada dentro destes espaços. Não se compra espaço dentro de uma reportagem (ou, pelo menos, isso não deveria acontecer), mas uma assessoria de imprensa poderá encontrar abordagens relevantes, do ponto de vista jornalístico, na sua empresa, que possam virar notícia. O custo é indireto, já que é preciso um profissional para construir esse relacionamento, mas tem algo valor pela credibilidade que acompanha a exposição positiva.
Já faixas e panfletos são materiais cuja distribuição também é definida pelo dono do anúncio, que define quanto, quando, onde e como vai fazer a exposição. No caso de outdoor e busdoor, compra-se o espaço já definido previamente e a empresa de mídia vai apenas “pendurar” seu material lá.
Por onde, então, fazer a divulgação do meu negócio?
Ao conhecer todos, fica mais fácil de identificar e utilizar o que mais se encaixa ao seu negócio — e sabendo que momentos diferentes, podem pedir divulgação diferente. Portanto, nem sempre dá pra usar todas as mídias em uma propaganda só. Assim, cada um delas com seus aspectos, funções e serviços irão te ajudar a construir a melhor imagem da sua marca.
Quer saber qual o melhor canal para o seu negócio? Inegavelmente, aquele que trouxer maior resultado.