Sair do modo leitor

Digital influencer: sua empresa precisa de um?

Digital influencer mostrando produtos de alguma marca de maquiagem na frente das câmeras

Marketing Digital

Virou sonho de muita gente ganhar dinheiro mostrando sua rotina e dando opinião sobre produtos e marcas, sendo mimado com muitos recebidinhos. Parece fácil e tentador, mas ser um influenciador digital de forma profissional não é um trabalho tão simples assim. Apesar de fazer sucesso, um digital influencer tem inúmeras responsabilidades e compromissos sérios a seguir.

Pensando por outro lado, desde que o mundo é mundo pedimos a opinião – e a indicação – de alguém sobre algo, né? Sobre o que vestir em uma ocasião, o que e onde comprar algo especial, uma sugestão do que assistir. Então, para uma marca, ter uma pessoa com credibilidade advogando e propagando seus valores, produtos e serviços parece uma boa estratégia. Seria um digital influencer a pessoa certa para isso?

O que é digital influencer?

Ser um digital influencer é ser uma referência de comportamento, estilo e consumo para as pessoas que seguem e acompanham seu cotidiano. Por isso, um influenciador digital é alguém que vai, através das mídias sociais, inspirar através do seu comportamento pessoas a fazerem o mesmo.

Mas calma aí. Não basta escolher quem tem milhões de seguidores para representar a sua marca se não for alguém com responsabilidade e sintonia para que aquela opinião tenha um impacto positivo.

Atualmente, com o interesse das gerações mais jovens em assuntos relacionados à saúde, meio ambiente, sociedade e política, os influenciadores digitais precisam ser cuidadosos com sua reputação – afinal, esse é seu patrimônio principal. Uma postagem controversa ou o envolvimento em uma situação escandalosa coloca em risco a imagem do influenciador e consequentemente de quem está ligado a ele.

Como trabalham os bons influenciadores digitais?

Ser um influenciador digital significa falar com milhares ou até milhões de pessoas diariamente – de idades, classes e regiões distintas, cada um em seu nicho. Por esse motivo, é preciso entender as características do seu público-alvo, conhecendo as personas para evitar conflitos com os seguidores.

Vale lembrar: influenciadores digitais devem oferecer conteúdos de qualidade. Agora, tenha em mente que é qualidade pra mim pode não ser pra você, por isso é preciso que quem vai divulgar seu trabalho tenha afinidade com seu propósito – não há resposta absoluta para esta avaliação. Coerência, bom senso e sensatez são a chave para que se receba interações positivas e a forma como lidam com os temas de interesse faz total diferença.

Talvez muita gente ainda se pergunte o que é digital influencer, mesmo sendo uma atividade em crescimento até por não haver uma delimitação formal desta área, que surgiu de forma espontânea. Blogueiros, youtubers ou instagramers acabam sendo os mais comuns, mas há quem tenha notoriedade em outras plataformas como Pinterest, Tiktok e até em aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram.

Hoje, a maioria dos que exercem a atividade de influenciar de forma profissional o fazem em múltiplas plataformas, agregando públicos diferentes e aumentando o alcance de suas mensagens. A tendência em destaque é a escolha de um nicho – vida saudável, fitness, moda, maternidade, aventura, viagens, gastronomia – e manter consistência na produção de conteúdos da mesma linha.

Assim, conseguem estabelecer uma relação de confiança, interatividade e engajamento com a sua audiência e, com isso, intervirem em favor das marcas. Não está errado dizer que os influenciadores digitais são como celebridades, já que possuem alcance, relevância e repercussão.

Mas não somos todos um tipo de influenciador digital?

Bom, se você possui contas em alguma rede social e fala para um público específico, mesmo que possua poucos seguidores, e eles tomam sua opinião como importante, pode ser sim considerado um influenciador digital, mas para um volume menor de pessoas.

Algumas marcas têm preferido investir nos chamados microinfluenciadores ou nanoinfluenciadores. Exatamente por terem um grupo menor ao seu redor, sua voz reverbera com mais intensidade e o custo para uma campanha também é mais baixo. Cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens e é importante saber o que você procura para cada momento da empresa que quer divulgar.

Agora vamos ao que realmente interessa para você que escolheu ler esse artigo:

A sua empresa precisa de um digital influencer?

Se você entendeu tudo o que te explicamos sobre o que é digital influencer, deve estar se perguntando “será que a minha marca precisa contratar um?”

De fato esses profissionais podem trazer alguns benefícios ao seu negócio, como:

1. Identificação do público com o influenciador digital

A princípio, vamos supor que você tenha uma empresa no segmento de sapatos e está lançando uma nova linha de de estilosos calçados esportivos. Para divulgar a novidade e atrair mais pessoas para a sua loja, você contrata algum influencer digital ligado à moda.

Assim que ele começar a divulgar conteúdos sobre o seu produto e as vantagens de usar um, seja por beleza ou conforto, sem dúvida muitos dos seguidores tenderão a ter mais interesse em conhecer a sua marca, mesmo que por curiosidade. Afinal, eles confiam no discurso que o influenciador fez.

É uma vitrine qualificada, pois você busca alguém que tenha o estilo de vida que tem afinidade com sua marca. Você vai direcionar a exibição do seu produto para quem tem uma chance muito maior de desejá-lo.

2. Habilidade de alcance e segmentação

Uma forma interessante de gerar engajamento e relacionamento com os potenciais clientes atualmente é se dedicando às redes sociais. O desafio, muitas vezes, é levar público ao seu perfil. Os influenciadores digitais rompem essa barreira porque já possuem seguidores engajados para transmitir as mensagens de seus contratantes.

Ou seja, o marketing de influência pode atingir, de forma orgânica, milhares de usuários que podem acabar se tornando clientes. Trata-se de um público já previamente segmentado que confia em quem está trabalhando como embaixador da marca. Lembrando que quanto maior o volume de seguidores, menos precisa é a segmentação.

3. Repercussão

Com um trabalho bem feito, um Digital Influencer é capaz de tornar viral o conteúdo de uma marca. Isso porque, como os seguidores se relacionam com suas ideias, acabam compartilhando as mensagens que despertam seu interesse. O efeito rede tem um potencial enorme. Só não esqueça de estar pronto para um crescimento exponencial, já que o pior que pode acontecer com uma marca ruim é ter um marketing bem feito. 😉

Será que a sua marca está pronta para ter um digital influencer?

Ficou com a pulga atrás da orelha? A gente explica. Antes de investir na estratégia, é necessário se perguntar se a sua empresa está bem posicionada, se já há objetivos práticos e bons planejamento, se há produtos suficientes em estoque para o caso de aumentarem os pedidos de uma hora para outra, entre outras questões.

Isso porque o profissional pode ajudar uma empresa a atingir suas metas, como aumentar o tráfego em um site ou vender um produto específico, porém é necessário que a marca esteja bem preparada para não prejudicar a sua imagem ou do próprio influencer.

Como montar uma campanha eficiente usando influenciadores digitais

Ninguém conhece melhor o que funciona ou não funciona com seu público do que o próprio influenciador. Uma campanha deste tipo deve ser cocriada: a marca faz um briefing sobre o que quer destacar, mas a linguagem deve ficar nas mãos do contratado. Deu medo?

Pense ao contrário. Imagine-se como público de alguém que considera muito interessante. De repente, ele aparece com um texto decorado, frio, com aquela cara de comercial – na pior acepção do termo. Ou um post de um panfleto no meio do feed. Nada a ver, né?

Esse é a primeira grande dica. Deixe o influenciador fazer o que ele sabe de melhor. Peça a ele um relatório de campanhas anteriores, com volume de conversão, para saber se o retorno sobre investimento com ele tem compensado. Basta comparar o valor pedido com o que vem gastando em outros canais para saber se a conta fecha.

Você também pode ser criativo e oferecer estratégias que ajudem a medir, você próprio, resultados em tempo real, como cupons personalizados de desconto ou links rastreáveis que ajudem a identificar a origem do tráfego.

Receba nosso e-book com dicas preciosas sobre como trabalhar, medir resultados e potencializar ao máximo as ações com um digital influencer. Nele, explicamos estes pontos detalhadamente.

Quem é o melhor influenciador digital pra mim?

“Tá bom, já sei de tudo isso. Agora como escolher o influenciador certo para o meu negócio?”

Sem dúvidas, uma parceria como essa pode gerar bons frutos, mas isso depende de uma decisão assertiva. Não se trata de contratar um profissional famoso, mas sim aquele que se encaixa melhor à proposta da empresa. Leve em consideração os seguintes itens:

Levando em consideração os critérios que te mostramos nesse artigo, o trabalho de um digital influencer dentro de suas estratégias de marketing será sinônimo de maior alcance, posicionamento, mais clientes e vendas.

Mas lembre-se para que a essa ou qualquer outra ação dê êxito e gere resultado é preciso todas as áreas estejam bem alinhadas. Mais importante do que entender o que é um digital influencer, é saber quem seria o que mais sintoniza com o propósito da sua marca. Aquele que vai dar mais retorno para sua ação, em vendas ou em imagem institucional.

Um digital influencer contribui ainda mais para melhorar o seu negócio quando as principais orientações, que citamos ao longo do texto, sejam aceitas e adaptadas para o seu público-alvo.