À medida em que a tecnologia se torna um elemento perene na vida cotidiana, as empresas são atiçadas pela crescente necessidade de atualizar estratégias e metodologias para que se adequem ao mundo em uma vertiginosa evolução. Entre os novos desafios da transformação digital, está a preparação das empresas para atender seus clientes com mais agilidade e precisão. Neste contexto, um processo mal gerenciado de digitalização, que não tenha a experiência do usuário no centro da operação, pode prejudicar em vez de ajudar.
Ter domínio de todo o processo e capacidade de ajustar falhas em tempo real faz parte do conhecimento de quem entendeu como lidar com os desafios da transformação digital. O suporte da transação muda, mas nunca perca de vista que a finalidade de toda melhoria processual ou inovação de produtos e serviços é melhorar a experiência do consumidor. Consequentemente, alavancar os resultados da sua empresa.
O que são esses desafios da transformação digital?
Quando uma empresa inicia um processo de transição para uma nova plataforma de comunicação, vendas, relacionamento ou mesmo processos internos, vai gerar naturalmente uma fase de agitação. Até que o novo sistema seja acomodado e as pessoas envolvidas tenham internalizado a novidade, aumenta-se o risco de problemas que cheguem ao cliente, prejudicando sua experiência.
Para que suas estratégias de transformação digital tenham resultados positivos, é preciso que todo o time esteja comprometido em aprender e aplicar a metodologia implantada. Alguns pontos devem ser observados para que a adaptação aconteça sem sobressaltos:
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Priorize o cliente
A tecnologia não deve ser adotada só porque é uma novidade ou porque parece incrível. Quais as ferramentas necessárias para atender o seu cliente? Disponibilizar o atendimento on-line e fornecer ferramentas para que o próprio cliente possa resolver suas dificuldades é um exemplo de caminho assertivo. Desde que fácil de compreender e utilizar. O cliente é impaciente e a rapidez de resposta pode garantir a oportunidade de venda.
O novo consumidor pesquisa muito e tende a saber mais do que o vendedor sobre as soluções disponíveis no mercado. Se antecipe: pesquise, leia e esteja preparado para não só oferecer novas soluções, mas também saber fundamentar e defender a sua marca. Ter em mente a satisfação e engajamento dos clientes é fundamental. E claro, colocá-lo como ator central quando identificar cada fase dos desafios da transformação digital.
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Transforme a arquitetura dos espaços
A mudança tecnológica inclui alterações na arquitetura dos espaços. Telões e painéis são tão comuns que estão quase sendo considerados como mídia tradicional. O segredo ao usá-los é avaliar bem sua comunicação com o ambiente: eles devem ser incorporados de uma forma que passem a ser parte da experiência do lugar.
Em escritórios, podem exibir dashboards, interfaces gráficas que mostram acompanhamento em tempo real de desempenhos e indicadores relevantes para o seu time.
Totens de autoatendimento, self checkin/checkout, realidade aumentada, realidade virtual, implantação para soluções de trabalho remoto, salas com acústica que facilite conferências em áudio e vídeo, substituição de arquivos físicos por armazenagem em nuvem, automação de controle de estoque.. Estes e muitos outros pontos exigirão mudanças no espaço para a adequação dos novos processos digitais, tanto do ponto de vista do cliente quanto da sua equipe.
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Cultive uma cultura colaborativa
Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa, é a conscientização de sua equipe de profissionais sobre o valor da comunicação e da colaboração. Ter um ambiente que valorize a livre comunicação, a troca de conhecimento e o respeito às particularidades emocionais de cada um, propicia o compartilhamento e a produtividade.
No processo de digitalização, uma mudança cultural está naturalmente implícita. As estruturas organizacionais devem ser repensadas e os métodos de trabalho revisitados. Ou seja: os líderes devem atuar na estratégia, definir tecnologias, mapear suas integrações e fortalecer a comunicação interna para gerar mais autonomia e resultados inovadores.
Treinar adequadamente e dar oportunidade para que aqueles que tenham mais tempo de casa possam se adaptar à nova realidade vai dar mais segurança e estabilidade emocional na corporação. Consequentemente, os sobressaltos deste período de adaptação serão superados com mais facilidade com o clima de união, colaboração e empatia.
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Olhe para o futuro
Nesse cenário onde a tecnologia passa a modificar as relações sociais, as estratégias de transformação digital devem estar sintonizadas com a adoção de tecnologias que aumentem a competitividade. Um investimento inicial em, por exemplo, sinalização digital e até mesmo interativa para que seu cliente se relacione com o produto pode exigir um aporte inicial maior. Em compensação, expositores virtuais demandam valores menores e tempo mais curto para serem atualizados.
Cada setor da economia tem as suas peculiaridades. Por isso, mantenha a mente aberta e o olhar atento para as tendências. Sempre tendo um cuidado para não aderir a algo que pode ser uma dispendiosa moda passageira. Avalie sempre o retorno sobre seu investimento.
Robôs, inteligência artificial, realidade aumentada estão na crista da onda, verdade. Mas será que é isso que sua empresa necessita hoje? A transformação digital deve ter seu foco em trazer melhorias na experiência do cliente ou na produtividade do seu time. Fora desses dois pontos, pense dez, vinte, trinta vezes antes de colocar seu dinheiro numa inovação que pode se tornar um elefante branco.
Plataformas conectadas, análise de dados e modelos operacionais para aumentar sua produtividade, velocidade e capacidade de resposta são pontos de partida que costumam funcionar bem para quem inicia nos desafios da transformação digital.
Outros riscos decorrentes dessa mudança tecnológica
Se não houver uma compreensão dos problemas como cibersegurança e riscos de propriedade intelectual, pode-se simplesmente concluir que não é interessante buscar meios alternativos de utilizar a tecnologia para gerar novas receitas na empresa. E a decisão de não mudar também é uma decisão com consequências profundas. Por isso listamos mais alguns riscos que o empreendedor precisa estar atento na hora da adaptação ao meio digital:
1. Assegure a segurança na transformação digital
Fazendo um exercício rápido, imagine uma empresa que trabalhava com informações na década de 1950. Livros, agendas telefônicas, arquivos em fichas guardados em grandes armários, contratos em pastas, murais com pendências, avisos e lembretes para a equipe.
Agora pense como um incêndio ou um roubo de arquivos poderia comprometer os resultados e abalar a confiança dos clientes dessa empresa. Hoje em dia, a perda de arquivos equivale ao incêndio, enquanto o vazamento de informações pelos ataques cibernéticos equivale ao roubo. É preciso que a segurança digital seja levada a sério, implementando rotinas essenciais. Por exemplo, a configuração correta de servidores, proteção contra ataques de hackers, criptografia de dados e backups.
2. Mensure e valorize os resultados
Tenha em mente que se alguém, por exemplo, conseguir provar por A + B à diretoria de uma empresa de que voltar a usar máquinas de escrever aumentariam o resultado, certamente essa medida seria acertadamente implementada.
Levando em consideração que empresas de pequeno e médio porte costumam reservar uma fatia pequena de seus recursos para inovação, um projeto que vá fundo nos desafios transformação digital poderá ser protelado ano após ano. Esse adiamento só aumenta a chance de um concorrente entrar no mercado e conquistar clientes de sua carteira.
Mas, de fato, o empreendedor precisa entender como uma mudança tecnológica vai impactar no seu negócio. Para reduzir os riscos de ficar para trás e acabar tornando-se irreversivelmente obsoleto, um parceiro que saiba demonstrar quais e de que forma esses benefícios acontecem será muito importante na hora de decidir por um novo modelo. E isso nos leva ao terceiro desafio.
3. Escolha o parceiro que mais se adequa à sua empresa e projetos
A amplitude dos desafios da transformação digital é tão grande quanto o próprio tamanho do mundo dos negócios. Assim, não há como uma empresa de soluções neste setor, por mais competente que seja, tenha condição de abranger todas as variáveis. A empresa parceira deve estar focada em trazer soluções para os seus clientes, conhecendo seu segmento e sendo capaz de compreender as peculiaridades da sua empresa. Deve ajudar a construir estratégias de transformação digital que levem a aumentar a eficiência e melhorar os resultados.
Se o fornecedor entender como é sua jornada, quais as suas dores e onde estão as oportunidades de aprimoramento processual, melhor serão as soluções que vocês construirão juntos. E menor será o tempo de adequação da sua empresa à nova realidade.
São muitas as mudanças e é preciso estar preparado. A mudança tecnológica já é uma realidade e quem melhor se adaptar ganha vantagem frente aos concorrentes. Dominar os desafios da transformação digital reduz o risco de uma empresa perder relevância, seja pela falta de inovação, ineficiência operacional ou desperdício de recursos. Portanto, implemente novos métodos, sistemas, tecnologias e com foco em ter resultados mais expressivos por mais tempo.