Se você não é estudante de Exatas e chegou até aqui pesquisando algoritmo, supomos que você queira a resposta para a grande pergunta da atualidade. Por que vejo alguns posts e outros não aparecem pra mim?
Hoje, falamos do algoritmo como se ele fosse uma entidade. E é quase isso, já que é o filtro que decide o que será e o que não será visto.
O que é algoritmo?
O termo pode ser entendido como uma sequência de instruções ou operações para alcançar um propósito, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados minuciosamente. Ou seja, podemos dizer que é simplesmente uma “orientação” para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema. Assim como um sistema de GPS, se seguirmos a orientação corretamente, chegaremos ao nosso destino.
Por exemplo, ao pesquisar algo no Google, há um sistema que, de maneira automática, detecta quais são os resultados de páginas que melhor correspondem à sua busca e lista-os de acordo com a relevância para você. A mesma lógica serve para as redes sociais.
Basicamente, o algoritmo em algumas redes sociais tenta entender os interesses do usuário e o potencial de engajamento de cada postagem para mostrar conteúdo relevante em primeiro lugar.
O algoritmo nas redes sociais
Agora que já te explicamos resumidamente o que é algoritmo, vamos entender como ele funciona em algumas redes sociais, podendo variar de acordo com a plataforma.
1. Facebook
Em 2020, o algoritmo do Facebook passou por uma atualização importante na forma em como os usuários passariam a ver as publicações. O Facebook menciona três categorias principais em seus filtros de publicações: com quem um usuário geralmente interage, se a publicação é uma foto, vídeo ou link e a popularidade do post.
O recurso permite que as pessoas digam diretamente ao algoritmo o que desejam ver com mais frequência. Mas quais foram as outras atualizações no algoritmo do Facebook?
2. Instagram
O foco do Instagram é mostrar o maior número possível de informações em um dia. Portanto ele leva muito em conta a relevância e o engajamento/popularidade do conteúdo. Seu objetivo principal é incentivar comentários, compartilhamentos e curtidas. O post pago é classificado separadamente, mas ainda gira em torno do envolvimento, resposta do cliente e relevância para o assunto.
3. Twitter
O Twitter não usa somente o algoritmo para determinar o feed. Isso se deve à cronologia que precisa ser mantida pela rede para que entregue os acontecimentos mais recentes.
O Twitter considera:
- O comportamento do usuário
- Preferência por assuntos e formatos de conteúdo (vídeo ou foto)
- Relacionamento do usuário com a conta que postou o tweet
Essas estruturas permitem que o usuário acesse a maior parte dos conteúdos e, principalmente, saiba quais são as novidades da rede social.
Tendências
Os trending topics — ou assuntos mais quentes — são mostrados primeiro no feed. O Twitter faz questão de levantar também os tópicos mais antigos, marcando-os como “caso você tenha perdido”.
Cronologia inversa
Na aba conhecida como timeline, o usuário tem a opção de ver todos os tweets dos perfis seguidos em ordem contrária, assim como interações dos perfis com outras contas.
4. Google
Diferentemente do algoritmo nas redes sociais, é provável que o do Google seja o mais conhecido e é compreensível que seu funcionamento seja tão bem guardado pela empresa.
O PageRank, sistema de ranqueamento, foi criado em 1998, com o objetivo de rastrear e entregar os resultados de pesquisa ao usuário por importância. A relevância de um site era determinada pelo número de sites vinculados a ele, o que tornava fácil ludibriar os resultados, surgindo o black hat, que usa más práticas para tentar “enganar” o PageRank.
Desde então, o Google modificou alguns itens no algoritmo, passando a considerar centenas de variáveis para que uma página seja ranqueada. Atualmente, o modelo verifica as preferências do usuário, aparelho usado, qualidade do conteúdo, localização etc.
Funcionamento geral do cálculo de relevância
Mais do que explicar o funcionamento da fórmula secreta de cada plataforma, que fica mais bem guardada que a receita da Coca-Cola, vamos falar sobre os fatores que costumam entrar em (quase) todas as contas.
- Efeito comunidade / afinidade: posts de uma pessoa que seja muito relevante para seus amigos mais próximos ganham mais chance de serem considerados importantes para você. Mesmo que seu relacionamento não seja tão frequente com ela.
- Relacionamento: alguém com quem você conversa muito inbox ou até no WhatsApp vai crescer em importância.
- Palavras ou termos considerados impróprios entram na conta para reduzir a relevância. Então, manere no vocabulário.
- Engajamento: cada interação tem um peso diferente. Com o propósito de ilustrar, vamos usar alguns números aqui, mas não quer dizer que eles sejam os praticados. Podemos dizer que a curtida é a ferramenta que tem o menor peso no engajamento, vamos supor que ela tenha peso 1. O comentário é um recurso importante e possui peso 2 no nosso exemplo, o compartilhamento fica com 5 e a opção de salvar teria peso 10, já que significa tanta identificação que foi armazenado.
- Tempo: depois de um certo período o post some, desse modo, entendemos que é um fato que quanto mais antigo, menos relevante. Em outras palavras, a plataforma precisa dar espaço a coisas novas e depois de um tempo o algoritmo vai diminuir a entrega.
Usando o algoritmo a meu favor
Agora que já te explicamos o que é algoritmo e como funciona o algoritmo nas redes sociais, podemos te dizer que a palavra-chave para tudo isso é relevância. A matemática pode mudar, as plataformas também alteram seu jeito de operar, mas a relevância continuará sendo prioridade nos conteúdos. Se um assunto não for relevante, será deixado de lado e perderá a atenção.
Conhecer bem como funciona o algoritmo de algumas redes sociais é muito importante para todo profissional que trabalha diretamente com elas. Assim você poderá criar conteúdos personalizados para cada rede, seguindo os critérios de cada uma para ser melhor visto pelos usuários.
Mesmo parecendo inicialmente (e em algumas definições), um bicho de sete cabeças, o algoritmo não é todo esse vilão que pintam em alguns canais. Se bem estudado e planejado estrategicamente conforme apresentamos neste artigo, essa ferramenta pode ser sua melhor amiga!