Fanpage: a página no Facebook que sua empresa precisa ter

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Uma página no Facebook, também chamada de Fanpage, faz com que as empresas se comuniquem mais profissionalmente com o público. Isso porque a plataforma só disponibiliza as opções de impulsionar ou criar anúncios a partir de uma fanpage vinculada. Em contrapartida, é diferente do Instagram onde basta o usuário converter sua conta a qualquer momento para perfil comercial e passar a ter acesso à mídia paga.

Além de dar mais credibilidade e seriedade às mensagens da sua marca, uma Fanpage tem muitas vantagens em relação a ter apenas uma conta pessoal e fazer negócios através dela. Uma fanpage será a apresentação do seu negócio ao seu cliente, com ferramentas como endereço, catálogo de preços e captação de leads, qualificando este ponto de contato via rede social.

O que é uma Fanpage no Facebook?

A fanpage é uma ferramenta que o Facebook disponibiliza para que marcas – sejam elas empresas, organizações ou figuras públicas – tenham um diálogo estruturado com aqueles que tenham afinidade com elas. Diferente da conta comum e pessoal, é um local para reunir fãs em vez de amigos, e assim poder criar uma comunidade fiel à sua marca, além de consolidar a imagem e sentimento que os outros possuem dela.

Por isso, ao invés das empresas adicionarem seus consumidores como “amigos”, as pessoas encontram as páginas e decidem se desejam segui-las e receber seus conteúdos. Ao contrário do perfil pessoal, que nos limita a 5.000 conexões, as páginas não têm limites de seguidores. O Facebook também disponibiliza relatórios de desempenho nas páginas, coisa que não acontece nos perfis.

“Quero criar a minha página no Facebook, como faço?”

Agora que você já entendeu o significado e quer tornar a sua empresa mais acessível a todos, vamos explicar como ter a sua fanpage. Antes de mais nada, você vai precisar ter seu perfil pessoal. Sim! Como ao abrir um CNPJ, uma pessoa jurídica, é preciso um CPF, uma pessoa física, para ser o responsável, o Facebook segue a mesma lógica.

Uma vez conectado, vá até http://www.facebook.com/pages/create. Logo após, o Facebook perguntará qual tipo de página você deseja criar e dará a você as seguintes opções:

  • Empresa local ou lugar
  • Empresa, organização ou instituição
  • Produto ou marca
  • Figura pública, artista ou banda
  • Entretenimento
  • Causa ou comunidade
Print que mostra como criar a Fanpage do Facebool

Tudo começa com a escolha do tipo da sua Fanpage

No momento em que você for preenchendo cada etapa, uma nova se segue. Tudo é bastante intuitivo e você pode escolher colocar algumas informações que não sejam essenciais em outro momento.

Mas por que criar uma página no Facebook e não apenas um perfil?

Muitas pessoas se confundem e acham que não há necessidade de criar uma fanpage, apenas uma conta comum. Mas há e muita! Com toda certeza, o ponto central é que fazer essa gambiarra é descumprir as regras de uso da rede social. E isso poderá levar você a perder a conta e, consequentemente, toda a construção feita por lá. Além de passar uma mensagem de amadorismo para os clientes.

Outros problemas são a limitação de 5.000 amigos com quem se conectar, não ter acesso a relatórios e estatísticas, não poder criar campanhas publicitárias e ficar com a comunicação truncada. Mas, e quem já tem um perfil funcionando para a comunicação profissional ou de sua empresa, como faz?

Para evitar problemas com isso que é na verdade um perfil comercial, com logomarca no lugar da foto e algo institucional na capa, o Facebook disponibiliza a opção de converter perfil em página. Existe um assistente passo-a-passo para a migração e a nova página é publicada depois de seguir instruções bem simples. Seguidores, amigos e solicitações de amizades serão notificados. Você define, entre eles, quem continua como amigo e quem passa a ser apenas seguidor da nova página. Fácil, não?

Principais motivos para ter uma página no Facebook:

  1. Sem limite de fãs.
  2. Possibilidade de várias administradores, com status e níveis de acessos diferentes, cada um com sua senha.
  3. Promoção de produtos, eventos e qualquer publicação através de anúncios.
  4. Canais exclusivos, como aplicativos, fale conosco ou endereço de loja física no mapa.
  5. Recurso Facebook Business, ou Gerenciador de Negócios, com estatísticas detalhadas e gerenciamento muito mais preciso de anúncios separando a administração de conteúdos das campanhas.
  6. Marcações por pessoas e outras páginas, independentemente da conexão, sendo que em perfis pessoais só amigos podem marcar.

Uma fanpage também permite que você utilize recursos como aplicativos, que promovem uma maior interação do público e os relatórios de estatísticas, que possibilitam que seja feita uma análise das campanhas promovidas e do engajamento do público com as postagens, novas curtidas, gráficos de desempenho, entre outros.

Vale a pena ter um perfil comercial no Instagram, porém isso só será possível se antes você criar uma página e seguir as regras de uso do Facebook.

Pronto! Agora que explicamos sobre o que é e a diferença de uma Fanpage para um perfil comercial comum, já pode criar uma página no Facebook para a sua marca, hein?

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