Armazenamento em nuvem: conheça a praticidade nas alturas

Tempo de leitura 8 minutos | Ver versão limpa

A Era Digital pede cada vez mais por agilidade e praticidade. O mundo na palma das mãos e mudanças em piscar de olhos. Somos marcados pelo imediatismo característico do on-line e estamos evoluindo, construindo e melhorando coisas para viabilizar essas prioridades. Acesso e velocidade são palavras-chave nesse processo. Desse modo, temos como um dos resultados o armazenamento em nuvem.

Nesse artigo, vamos falar das vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem. Em seguida, vamos abordar como a computação em nuvem pode ajudar você a não ceder à tentação de usar software pirata dentro da sua empresa e os riscos desta prática ilegal. Vamos lá?

O que é armazenamento em nuvem?

Armazenamento em nuvem é o termo que congrega as ferramentas digitais que permitem a guarda e acesso de dados sem a necessidade do gerenciamento ativo direto do usuário. É a tecnologia que dá ao usuário a possibilidade de manter seus dados em um servidor on-line. Desta forma, pode-se dispensar ou reduzir o volume do armazenamento local.

Este modelo de arquivamento não apenas leva à eliminação, ou à menor dependência, de discos rígidos, memórias flash, servidores em rede local ou outros dispositivos digitais de guarda para arquivos. Trata-se de uma opção, sobretudo, que agrega novas funcionalidades. Visto que os arquivos estão depositados num servidor na nuvem, será possível editar, compartilhar, armazenar e deletar arquivos como documentos, fotos, vídeos e contatos de dispositivos remotos. Em outras palavras: você pode, pelo computador de casa – ou de qualquer outro -, acessar o mesmo material que no modelo tradicional só estaria na máquina do seu escritório.

O que mais a nuvem faz?

Se antes as empresas gastavam muito dinheiro com a compra dos chamados softwares de prateleira, limitando o uso de determinadas aplicações à máquina onde estavam fisicamente instalados, a computação em nuvem colocou o céu como limite. A melhora da conexão, principalmente móvel, talvez provavelmente seja a grande responsável por essa mudança de paradigma. O próprio software, ou melhor, para atualizar o termo, o próprio aplicativo, usa o servidor do desenvolvedor para processar parte dos dados. E muitos deles cobram por uso, os chamados SaaS – Softwares as Service.

No momento em que uma empresa opta por ter um serviço de computação ou mesmo armazenagem em nuvem, ela transfere o investimento em parque informático – em hardware que fica desatualizado rapidamente – para o contratado. Se por um lado a empresa fica dispensada da compra de equipamentos, ou pelo menos poderá comprar equipamentos mais básicos, por outro adquire uma despesa recorrente, com a assinatura.

Para quem usa computadores há mais tempo, basta lembrar que se hoje é tão comum termos e-mails no provedor, acessando quando queremos, antes eles eram baixados no computador. E uma vez que estivessem em uma máquina, só eram acessíveis de lá, só pra exemplificar. A tendência de textos, planilhas, apresentações e bancos de dados ficarem não apenas armazenados na nuvem mas também acessíveis a serem operados em aplicações on-line tem crescido.

Google Drive, iCloud, DropBox, IBM Cloud, AliBaba Cloud, AWS são alguns dos serviços mais famosos para armazenamento na nuvem de arquivos pessoais ou profissionais. Mas isso é só o começo, o primeiro passo para um universo muito maior de possibilidades.

Gráfico mostra a participação no mercado de armazenamento em nuvem dos principais players. Amazon, IBM, Google, Microsoft e Alibaba são as maiores.

Market share do armazenamento em nuvem no mundo, em gráfico do Statista.

Vantagens da computação em nuvem

Claro que a computação em nuvem não teria ganhado tanto espaço nas nossas vidas se não fosse uma mão na roda, não é? Tenho certeza que você já tem em mente algumas vantagens de fazer uso desse tipo de serviço, mas vejamos os pontos positivos que levantamos:

  • Conveniência através da mobilidade;
  • Dados criptografados promovendo segurança;
  • Fácil compartilhamento;
  • Alongamento do prazo do investimento em hardware ou software;
  • Aumento de produtividade pelas facilidades de edição;
  • Backup das alterações, evitando perdas de arquivos;
  • Sincronizações automáticas com outros dispositivos;
  • Maior espaço livre no disco rígido ou em servidores locais…

Ou seja, além das vantagens diretas, é possível ver como elas impactam na sua vida, desencadeando outros movimentos importantes no seu cotidiano, tal como mobilidade, o aumento da produtividade e diminuição de imprevistos.

Desvantagens do armazenamento em nuvem

Nem tudo é perfeito, não é mesmo? Por isso, separamos algumas características desse tipo de serviço para você pesar se mesmo assim armazenar dados ou ter software em nuvem funciona para você.

  • Necessidade de conexão com a internet: Ainda que haja alguns recursos que permitam que você trabalhe offline, em algum momento você vai precisar estar conectado para fazer uso de todas as funcionalidades.
  • Privacidade: Muitas pessoas ainda sofrem com a desconfiança em relação à segurança, ainda que esse tipo de falha seja cada vez mais raro.
  • Falta de segurança jurídica: Quando se fala de internet, as leis não são tão claras quanto gostaríamos e ainda são diferentes em cada país, o que aumenta a insegurança no caso de crimes cibernéticos.
  • Preço: Existem muitas versões e opções gratuitas, no ententanto, o valor a ser desembolsado mensalmente pode ser uma desvantagem, a depender das suas necessidades.
  • Recorrência de gastos: Se o HD externo, o servidor de armazenamento de dados ou mesmo o software de prateleira são comprados apenas uma vez, a maioria dos planos de armazenamento em nuvem e dos SaaS tem recorrência mensal.

Software pirata

Antes de qualquer coisa, é muito importante deixar claro que fazer uso de um software pirata é crime, uma vez que fere a lei de direitos autorais. Esta prática ilegal, além disso, impacta diretamente na economia, debilitando as empresas responsáveis pela criação e atualização dos mesmos. Não ficou convencido ainda? Temos aqui alguns riscos:

  1. Desempenho inferior do programa;
  2. Transgressão da lei;
  3. Possibilidade de infecção por malwares;
  4. Exposição a captura e roubo de dados;
  5. Instabilidades a longo prazo;
  6. Risco de ser punido com multas, muitas vezes, caríssimas; e
  7. Privacidade interna vulnerável.

De tendência à rotina, o armazenamento em nuvem conquistou seu lugar no coração da maioria dos usuários da internet. Esse número, inegavelmente, só faz aumentar graças à sua praticidade e melhoria contínua. Ao lado das soluções de computação e softwares em nuvem, este momento atual da informática e da ciência de dados orienta as apostas para um crescimento ainda maior em relação ao uso desse serviço nos próximos anos. E você, acredita que esta solução tenha mais vantagens ou desvantagens para o seu negócio?

Dos nossos disrupters. A equipe de redatores da Ayoo tem o compromisso de entregar conteúdo de qualidade para que cada um dos leitores possa aplicar o conhecimento à sua realidade. Não damos receita pronta, mas ajudamos a direcionar o olhar de forma que cada um possa dar longevidade à sua relevância.

 

Veja todos os posts deste autor...
O que achou? Deixe seu comentário